Fila para inscrição nas provas do Neeja

Grande movimentação, segundo coordenadoria, se deve ao número de municípios atendidos pela 7ª CRE

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Centenas de pessoas procuraram ontem (13) a sede do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) para fazer inscrição nas provas para avançar o nível escolar. Apesar de trabalhar nos turnos da manhã, tarde e noite, somente na manhã de ontem mais de 500 pessoas procuraram o órgão para realizar a inscrição. Muitos não puderam ser atendidos, em virtude da necessidade de preenchimento do cadastro de inscrição, que demanda alguns minutos.

“Existe uma grande procura de jovens e adultos pelo nosso Núcleo de Educação de Jovens e Adultos. São inscrições para fazer as provas que habilitam o aluno a fazer a sua promoção na vida escolar. O que ocorre é que vamos fazer uma força-tarefa para que todas as pessoas que estão na fila façam a sua inscrição garantida no menor tempo possível”, explica a coordenadora regional de Educação, Marlene Silvestrin.

Segundo a coordenadora, muitos dos jovens e adultos que procuram o Neeja são do ensino fundamental, que é de responsabilidade compartilhada entre estado e município. Por isso, algumas alternativas serão apontadas junto ao Executivo municipal. “Queremos garantir os direitos desses alunos e viabilizar de uma forma mais digna toda a busca pela certificação da educação”, comenta. Outro fator que levou à grande procura no dia de ontem é que o Neeja de Passo Fundo atende todos os municípios da região da Produção.

As provas oferecidas pelo Neeja são semelhantes aos antigos exames supletivos, que podem ser feitos por disciplinas. Dessa forma, é possível escolher em quais disciplinas pretende realizar a prova. A certificação final, no entanto, que permitirá o avanço no nível escolar, somente é possível depois da aprovação em todas as disciplinas. No caso do ensino fundamental, os inscritos que realizam a prova e atingem a média necessária, ficam aptos a se matricularem no ensino médio. Já os que realizam as provas do ensino médio podem, por exemplo, se habilitar para empregos que exigem essa formação mínima ou mesmo prestar vestibular e ingressar na graduação. “No ensino médio, como as provas são por disciplinas, o aluno tem a oportunidade de, gradativamente, ter a sua certificação”, destaca Marlene.

Mudanças nos Núcleos
De acordo com Marlene, em breve os Neejas sofrerão algumas mudanças. “Os Núcleos estão reestruturando a sua proposta pedagógica e em breve estaremos conversando para dar uma nova dinâmica no sentido de garantir o direito fundamental à educação e também de respeitar essa parcela grande da comunidade escolar que necessita a sua certificação”, salienta.

Provas
A grande procura de ontem praticamente esgotou as vagas para as provas que serão realizadas no dia 26 de abril. O prazo para inscrições iria até sexta-feira. Porém, os professores que trabalham no Núcleo acreditam que se a procura continuar nesse ritmo estarão esgotadas também as vagas para os meses de maio e junho.

Para fazer a inscrição às provas do ensino fundamental é preciso ter idade mínima de 15 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Para o ensino médio é preciso idade mínima de 18 anos. Todas as inscrições precisam ser realizadas presencialmente.

As provas, que são divididas por áreas, são elaboradas, aplicadas e corrigidas pelos professores do próprio Neeja de Passo Fundo. Para obter a aprovação e então receber a certificação é preciso atingir a nota mínima de 50. Tanto para o fundamental como para o médio, a inscrição pode ser feita para uma ou mais áreas.

As provas estão dividas em quatro grandes áreas, que são: Línguas e Códigos; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências Naturais e suas Tecnologias. Dessa forma, o aluno pode se inscrever em apenas uma área por vez, o que oportuniza que se prepare adequadamente para responder às questões.

Gostou? Compartilhe