A Prefeitura de Passo Fundo é a primeira do Estado a ser convidada, oficialmente, para realizar o Programa de Compras para Micro e Pequenas Empresas – Fornecer, nos municípios. O assunto foi debatido em reunião, realizada na tarde desta sexta-feira, 15, entre o prefeito Luciano Azevedo, e a secretária da Administração e dos Recursos Humanos do RS - Sarh, Stela Farias.
O Programa, promovido pelo governo do Estado, estabelece um tratamento diferenciado e simplificado para microempresas e empresas de pequeno porte participarem de licitações no âmbito da administração pública estadual. A intenção é oportunizar aos empreendedores a ampliação de suas perspectivas de negócios ao fornecerem seus produtos ao Governo do RS. Agora, a intenção é promover o mesmo programa nos municípios, em parceria com a Secretaria do Estado, com apoio do Sebrae. Conforme Luciano Azevedo, município estará em contato com a Secretaria da Administração, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para a execução do programa na cidade. “O programa pode ser uma importante iniciativa para impulsionar o desenvolvimento econômico local”, disse.
Conforme a secretária, o Fornecer já permitiu investimentos diretos na economia local de 78 municípios, gerando desenvolvimento e economia às compras públicas.
Durante o encontro, a secretária ainda falou sobre o programa Otimizar, de gestão do patrimônio do Estado, que visa modernizar e tornar mais eficaz a utilização do patrimônio público, diminuindo os gastos com manutenção e locação dos imóveis.
Ainda na sexta-feira, a Secretaria do Estado realizou quatro pregões presenciais em Passo Fundo, dando preferência para micro e pequenos empreendimentos. As compras visam abastecer o instituto penal de Passo Fundo, incluindo hortifrutigranjeiros. O investimento é de mais de R$ 800 mil.
Prefeitura é convidada pelo governo do RS para programa Fornecer
· 1 min de leitura