OPINIÃO

Coluna Meirelles 16-17/03/2013

Por
· 2 min de leitura
Na foto o momento em que o General de Divisão, Luiz da Silva Muniz, ao lado do último comandante, Major Ciro de Andrade Neves Brites, anunciava oficialmente a saída de nossa unidade militar.Na foto o momento em que o General de Divisão, Luiz da Silva Muniz, ao lado do último comandante, Major Ciro de Andrade Neves Brites, anunciava oficialmente a saída de nossa unidade militar.
Na foto o momento em que o General de Divisão, Luiz da Silva Muniz, ao lado do último comandante, Major Ciro de Andrade Neves Brites, anunciava oficialmente a saída de nossa unidade militar.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A inesquecível perda de nossa unidade do Exército Nacional
 
--> O que mais me irrita é testemunhar perdas gigantescas em nosso meio sem qualquer reação para evitá-las, numa demonstração de falta de liderança ou total desinteresse pelo progresso e desenvolvimento que representam um benefício para toda a região. A saída de nossa histórica unidade do Exército Brasileiro, depois de ver em suas fileiras por várias décadas, filhos ilustres não só da cidade, mas de toda a região, vestindo sua farda respeitada e consagrada ao lado da própria história de nosso Brasil, foi algo que risco das páginas da vida passo-fundense uma parte importante do que já se identificava com sua gente. Até hoje não se sentiu um movimento ou reação para reverter este quadro que nos causa tantas saudades. Na foto o momento em que o General de Divisão, Luiz da Silva Muniz, ao lado do último comandante, Major Ciro de Andrade Neves Brites, anunciava oficialmente a saída de nossa unidade militar.
 
-->Os últimos oficiais que serviram em nossa unidade militar, dias antes de nos deixarem. Em pé, atrás: Tenente Elisson, Tenente Jorge, Tenente Polak, Tenente Pedroso e Aspirante Annes. Na 1ª fila, Tenente Comaski, Tenente Thompson, Tenente Eliel, comandante Major Brites, o vice-comandante, Capitão Oliveira Franco e o tenente Dantas.
 
--> As unidades motorizadas deixando as dependências do 1º do 20º R.C. Mec num desfile que emocionou o grande público que o assistiu.
 
--> Nos primeiros anos do Exército entre nós, no início da década de 20, a espetacular Banda Militar que criou um cartão com a mensagem de Natal e Ano Novo do 8º Regimento de Infantaria, a Unidade que inaugurou a vida militar entre nós.
 

O passado na fotografia
 
--> Quando presidente da OAB, José Osmar Teixeira conviveu com os meios de comunicação, prestigiando seus membros. Na foto vemos, num almoço em que estavam Celestino Meneghini, o presidente Osmar Teixiera, Waldir Sudbrack, da Rádio Passo Fundo, Acacio Silva da Uirapuru, Izabel Kotelinski de O Nacional e Meirelles Duarte, de O Nacional e Rádio Passo Fundo.
 
--> O primeiro narrador de futebol que tivemos na cidade, Oliveira Júnior, vindo de Santo Ângelo, com Meirelles Duarte que o sucedeu, o advogado, João Augusto Rodrigues, Ruy Gomes de Pinho e Wolly Venhoffen, num baile da Liga de Futebol em 1º de novembro de l952.
 
--> A trágica morte da Irmã Noeli de Mello que foi vítima de um incendiou que consumiu o veículo em que se encontrava, em 8 de dezembro de l987, no seu sepultamento feito pelo então Padre Osvino Both. A Irmã era muito querida e foi a única religiosa que se utilizava de uma bicicleta para se locomover pela cidade mesmo usando sua hábito que complicava um pouco o pedalar de seu meio de transporte.
 
--> Um trio da velha guarda das lides políticas da cidade: Odacir Klein, Ney Menna Barreto e Éden Pedroso, armando esquemas para mais um pleito. 

 

Gostou? Compartilhe