Cerca de 200 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton passaram pela triagem do projeto Dentistas do Bem. Os estudantes selecionados receberão tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Esta foi a primeira ação do projeto em Passo Fundo. As atividades foram realizadas na manhã de segunda-feira (18) simultaneamente em mais de 250 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.
O projeto faz parte da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Turma do Bem. O projeto Dentistas do Bem identifica adolescentes entre 11 e 17 anos, de baixa renda, que necessitem de tratamento odontológico. Em Passo Fundo, os dentistas voluntários fizeram a primeira triagem do projeto na Escola Wolmar Salton, no bairro São Cristóvão II. Os jovens participantes trouxeram a autorização dos pais e responderam a um questionário sobre a saúde bucal e perfil socioeconômico da família. Em seguida, os dentistas fizeram um exame visual não invasivo da condição odontológica das crianças.
A seleção é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Conforme a coordenadora regional do projeto Dentistas do Bem em Passo Fundo, Marjorie Lazarin, a triagem não garante o tratamento. “Será selecionado quem realmente precisa e não tem condições financeiras para acessar o tratamento odontológico”, explicou a dentista.
O jovem selecionado receberá uma carta da Turma do Bem direcionando para o profissional voluntário que fará o atendimento no município. Todo o tratamento é gratuito e completo e inclui, caso necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes. “A maior recompensa é ajudar quem realmente precisa. Vai ser aquela criança que realmente não pode pagar e que não teve acesso antes. Em Passo Fundo conseguimos o apoio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. Temos carta branca para entrar nas escolas e fazer esta triagem que pretende beneficiar a comunidade”, ressaltou Marjorie.
Amanda Dutra Lima, de 11 anos, está confiante no projeto. “Preciso de um aparelho para ajeitar alguns dentes. A triagem foi bem tranquila. Se conseguir colocar aparelho vai melhorar muito a minha vida e ficarei muito feliz”, declarou a aluna.
Já o aluno Antonio Eduardo Rodrigues de Souza, de 11 anos, salientou a importância de cuidar da saúde bucal. “É importante cuidar dos dentes pra se ter mais saúde”, disse o estudante.
A diretora da escola Wolmar Salton, Elisane Cavol Alérico, disse que o principal objetivo de participar desta ação é oportunizar aos alunos o atendimento odontológico gratuito. “Muitas vezes os alunos não têm condições de ir até um consultório e pagar pelo tratamento. Temos alunos carentes que necessitam”, disse a diretora.
A escola Wolmar Salton foi indicada pela Secretaria de Educação que já repassou uma lista com outras duas escolas. A estimativa é fazer a triagem em pelo menos 10 escolas em 2013. As escolas que tiverem interesse podem se inscrever com a organização do projeto em Passo Fundo.
Importância da saúde bucal
Segundo a coordenadora regional do projeto Dentistas do Bem em Passo Fundo, os cuidados com a saúde bucal tem que começar cedo. Escovar os dentes antes e depois das refeições e utilizar fio dental são algumas das dicas. “A saúde bucal é importante para o corpo inteiro. Quanto antes iniciar o tratamento mais simples e barato ele será. Às vezes, um dente ou gengiva com inflamação pode levar uma bactéria para o coração e causar sérios problemas”, enfatizou Marjorie.
A dentista também explicou que a escova de dente não deve ser compartilhada entre membros da família. “É muito comum e errado as crianças dividirem a escova com irmãos e pais. As pessoas têm bactérias diferentes. Escovas de dente são distribuídas nos postos de saúde gratuitamente”, explicou a dentista.
Voluntários do bem
Na primeira ação realizada no município participaram seis dentistas voluntários. A coordenação do projeto está fazendo o cadastro de dentistas interessados em participar e oferecer o tratamento gratuito. A coordenadora do projeto disse que trabalhar voluntariamente em prol da saúde bucal destas crianças é muito gratificante. “Pra mim é uma alegria. Trabalhei muitos anos na saúde pública. A gente sai da saúde pública, mas ela não sai da gente. Fazer este trabalho sem cobrar nada não afeta os custos do consultório. Atender um ou três pacientes voluntariamente não fará diferença”, enfatizou Marjorie.
Realizar uma ação social faz parte da vida acadêmica da estudante de odontologia, Siglia Campos Tortelli, de 37 anos. “Estas ações contribuem com a nossa experiência e também ajudam na educação destas crianças em relação a importância de cuidar da saúde bucal, principalmente na prevenção de cáries”, destacou a acadêmica.
A dentista, Tainara Gassen, de 27 anos, também salientou a importância deste trabalho voluntário para as crianças que precisam de um tratamento e não tem condições de pagar. “O sorriso é muito importante e muitas crianças tem vergonha de sorrir. Muitas vezes ficamos no consultório e não temos a noção de quantas pessoas necessitam da nossa ajuda”, disse Tainara.
Dentistas do Bem
Este é o principal projeto da Turma do Bem e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São mais de 14 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente mil municípios dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e em dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 310 mil jovens passaram pelas triagens do projeto e 31 mil já foram encaminhadas ao dentista.
A Turma do Bem
A Turma do Bem (TdB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. Mais informações em www.tdb.org.br.
Os dentistas interessados em ser um voluntário da Turma do Bem em Passo Fundo ou as escolas que desejam participar do projeto devem entrar em contato com a coordenadora regional do projeto Dentistas do Bem em Passo Fundo, Marjorie Lazarin, pelo telefone (54) 3045-2442 ou pelo e-mail: [email protected]. |