Lixo na Planaltina
Móveis, eletrodomésticos, plásticos e papéis estão depositados irregularmente em uma Área de Preservação Permanente (APP) próximo a Escola Monteiro Lobato, na rua Adão Silveira, no bairro Planaltina. A denúncia foi feita por moradores que transitam pelo local. A área é utilizada como depósito de lixo irregular há anos.
Corsan nos Bairros
A 10ª edição do projeto Corsan nos Bairros acontecerá no dia 20 de março, no bairro Petrópolis. No dia será montado um posto de atendimento onde a população poderá solicitar a realização de serviços como: parcelamento de dívidas, atualização de cadastro, religação e novas ligações de água e esgoto; requerimento de tarifa social, entre outros. Além disso, a Corsan e seus parceiros estarão desenvolvendo inúmeras atividades ambientais, como: apresentação de teatro; vídeos educativos; palestras sobre água, esgoto, reciclagem, lixo e oficinas. Nessa edição haverá ainda o depoimento de recuperandos em dependência química da Fazenda da Esperança. O evento ocorrerá na Escola Gervásio Lucas Annes, na Rua Lava Pés, 375A. O atendimento comercial será das 9h às 12h e das 13h às 16h. As atividades ambientais começam às 7h45 e a tarde a partir das 13h30. O projeto conta com a parceria das seguintes entidades: Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Muzar/ICB/UPF, Sala Verde Itinerante, Gesp, Projeto Transformação, Policiamento Comunitário (BM), TSA Corsan, Ifibe, Uampaf, Codepas e Sindiágua.
Cartilha Procon
Uma Cartilha para a criação do Procon Municipal será lançada na sexta-feira (22). Atualmente, existem 68 órgãos municipais de defesa do consumidor nos 496 municípios do Rio Grande do Sul. A cartilha para possibilitar a instalação de mais Procons será apresentada pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), pelo projeto de extensão Balcão do Consumidor e pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Estado. O lançamento da publicação acontecerá às 9h, no Anfiteatro da Pós-Graduação da Faculdade de Direito, no Campus I da UPF. Na solenidade estará apresente o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa José Sperotto, o coordenador do Procon RS, Cristiano Aquino, o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, além de professores e acadêmicos da instituição que se envolveram com a produção da publicação.
Encontro de mulheres
Cerca de 600 mulheres são aguardadas nesta terça-feira (19), em Passo Fundo, no III Encontro Mais Mulher. O evento será realizado no Igaí Eventos, a partir das 9h, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A promoção é da Emater/RS-Ascar, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato Rural (SR) e prefeituras de Passo Fundo, Ernestina, Coxilha, Mato Castelhano e Pontão. Pela manhã, o palestrante José Luiz Tejon Megido debaterá sobre os sete desafios do agronegócio. Às 12h, será servido almoço e, à tarde, haverá apresentações artísticas.
Cortejo Teatral
Os alunos de formação teatral da Dia Indústria da Arte vão invadir o centro de Passo Fundo nesta terça-feira com o Cortejo Teatral em homenagem ao mês do teatro. A Dia é uma indústria focada na criação e difusão teatral. Empresa que está há 2 anos trabalhando diretamente na arte-educação e na autonomia do ator. A indústria é divida em 3 setores: Teatro, arte-educação e produtora cultural. O ensino teatral surge da necessidade que o jovem da região norte do Estado tinha para ter acesso ao ensino qualificado, anteriormente ele teria quer migrar para outras regiões do país, especialmente para o eixo Rio-São Paulo. O Cortejo teatral em homenagem ao teatro tem saída às 17h30 no Campus III da Universidade de Passo Fundo na Avenida Brasil. Vai passar pelo Teatro Municipal Múcio de Castro, percorrendo a Avenida Brasil até a Rua Fagundes dos Reis e retornando pela Rua Morom até a Praça Marechal Floriano.
Plenária
A Secretaria de Habitação e Saneamento (Sehabs) e o Conselho Estadual das Cidades realizam no dia 22 de março, em Carazinho, uma plenária de mobilização da 5ª Conferência Estadual das Cidades. O evento se inicia às 18h30, na Câmara de Vereadores do município (Av. Flores da Cunha, 799), e marca o começo dos preparativos para a conferência que será realizada entre os dias 14 e 17 de agosto. O processo de construção da 5ª Conferência começa com 28 plenárias regionais, uma em cada Corede, para debater a "Elaboração de propostas de diretrizes para a política de habitação de interesse social" com a população. Esta será a terceira etapa na elaboração do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social - PEHIS, que será debatido e submetido à aprovação durante a conferência.