Fórum Regional de Governo integra agentes de 130 municípios da região

Debate entre gestores regionais do Estado discutiu o orçamento para 2013 e novo sistema de monitoramento de projetos e obras públicas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira (18), em Passo Fundo, a II Fórum Macrorregional de Governo. O evento, reuniu os coordenadores de todas as áreas do governo com atuação na Macro Região Norte do Estado, que compreende 130 municípios das regiões dos Corede´s Produção, Médio Alto Uruguai, Alto da Serra do Botucarai, Rio da Várzea e Norte.

Conforme explicou o coordenador da macrorregião Norte, Rene Cecconello, o fórum é um novo instrumento de integração entre o Governo do Estado e os agentes do governo que atuam nos municípios das nove macroregionais do Rio Grande do Sul. “A estratégia é fazer uma articulação horizontal das equipes governamentais, como os órgãos de saúde, educação, segurança pública e outros, com foco nas demandas e ações específicas da região”, explicou Cecconello.

Outro destaque do evento foi a apresentação aos gestores regionais de um sistema de monitoramento da execução das demandas e projetos estratégicos do governo, que permitirá aos coordenadores regionais monitorarem a execução e o andamento das principais obras e projetos em execução na região. “O objetivo é que os servidores que atuam nas estruturas regionais do governo possam lançar informações, via sistema informatizado, para informar o governo do andamento das obras. Isso vai aumentar a eficiência da ação do governo”, explicou o coordenador.

As políticas de governo e o orçamento para o ano de 2014 também centraram as discussões. O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, destacou que o Estado vivem a partir deste ano, um novo ciclo de desenvolvimento econômico. “Este debate tem como objetivo iniciar a organização do último orçamento do governo, para ser executado no ano de 2014. De modo especial, porque vivemos um momento de muito otimismo pela consolidação da grande safra e o crescimento da indústria. Além disso, com os investimentos do governo federal e do estado, a nossa economia gaúcha vai crescer acima da média nacional. O processo de retomada da economia precisa também contar com a participação popular para orientar de forma mais adequada dos recursos que são arrecadados dos cidadãos gaúchos”, afirmou o secretário.

O Fórum Macrorregional de Governo é uma promoção da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag) e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Gostou? Compartilhe