Aula Magna debate trabalho e universidade no século XXI

?EURoeEstamos num buraco infernal e a universidade tem papel vital para sairmos dele?EUR?. Esta foi uma das afirmações do Dr. Ricardo Antunes, na UPF

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A realidade do trabalho em muitos países desenvolvidos têm surpreendido negativamente as novas gerações. A realização de um curso superior já não é mais garantia de um emprego em muitos deles. Neste contexto, estudiosos defendem que cabe às universidades articularem como deve se dar o desenvolvimento local para evitar que este problema chegue até o Brasil. O tema foi discutido na Aula Magna de início de ano letivo proferida pelo Dr. Ricardo Antunes aos professores da Universidade de Passo Fundo (UPF) na noite de terça-feira (19/03).

O corpo docente da instituição lotou o Centro de Eventos para ouvir o palestrante. Durante sua abordagem, Antunes destacou dados relacionados à Espanha, país no qual os jovens entre 17 e 23 anos enfrentam níveis de desemprego de 55%, além de muitas possibilidades de encontrar trabalho precário. “Tivemos uma educação no século XX que pensava o mundo produtivo como Chaplin magistralmente filmou em Tempos Modernos. Hoje a empresa é enxuta e extrai a alma do trabalhador, que é obrigado a produzir por metas”, exemplificou. Segundo ele, esta insegurança com relação ao trabalho leva ao aumento da criminalidade. “Estamos num buraco infernal e a universidade tem papel vital para sairmos dele”, apontou.

Para o pesquisador, o papel da universidade não é servir ao mercado, mas dizer o que cada comunidade quer para uma determinada região ou país. “A universidade tem que pensar isso. E ela tem pensado pouco porque está sendo forçada a produzir o trabalhador qualificado para o mercado que pode desempregar”, instigou.

Crescimento da UPF
Durante a abertura do evento o reitor da UPF José Carlos Carles de Souza destacou aos professores importantes avanços e atividades da instituição no último ano. “A UPF cresceu de modo geral e uniforme em todos os seus pilares, visando alcançar a sustentabilidade acadêmica e financeira sem descuidar da permanente busca da qualidade e excelência das suas ações e de seus cursos”, enfatizou. O reitor observou ainda que a oportunidade de proporcionar um momento de reflexão acerca de um tema tão importante quanto é o mercado de trabalho permite aos professores e a própria universidade se prepararem para enfrentar os desafios do século XXI.

A vice-reitora de Graduação, Neusa Rocha afirmou que um dos objetivos da atividade é relacionado à possibilidade de haver uma reflexão sobre a questão do mundo do trabalho. “Nada melhor do que contarmos com a presença de Ricardo Antunes, que é referência nacional e internacional nessa área e que com suas reflexões certamente contribuirá para pensarmos o papel da Universidade do século XXI. Este é um encontro que faz parte do nosso Programa de Formação Docente, marcando o início do ano letivo e que tem o propósito de renovar as expectativas de que tenhamos um ano muito produtivo”, desejou.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin, o vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior e o Secretário de Educação de Passo Fundo Edemilson Brandão.

 

Gostou? Compartilhe