O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) ainda está recebendo inscrições para as provas de certificação de níveis no ensino fundamental e médio. Em virtude da grande procura pelas inscrições na semana passada, o período foi prorrogado. Até a tarde de ontem já haviam sido preenchidas cerca de 1.400 inscrições. Mesmo com atendimento nos turnos da manhã, tarde e noite, a procura tem sido grande. Nos últimos dois dias foram mais de 100 novas inscrições.
Este ano já foram aplicadas provas nos dias 22 de fevereiro e 1º de março. Na próxima sexta-feira, 22, outro grupo de inscritos responde às questões, que são divididas por áreas do conhecimento. A próxima oportunidade para a realização das provas é no mês de abril, mas já está com o grupo encerrado. Existem ainda vagas para as provas que serão aplicadas em junho.
A grande procura se deve a vários fatores, segundo o diretor do Neeja, professor Osmar Donassolo, sendo que um deles é a área de abrangência, que é de mais de 100 municípios. “Muitas empresas fazem a inscrição para seus funcionários e secretários de educação dos municípios vizinhos também, por isso temos esse grande número de pessoas procurando pelas inscrições”, salienta.
Para fazer a inscrição às provas do ensino fundamental é preciso ter idade mínima de 15 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Para o ensino médio é preciso idade mínima de 18 anos. Todas as inscrições precisam ser realizadas presencialmente.
As provas, que são divididas por áreas, são elaboradas, aplicadas e corrigidas pelos professores do próprio Neeja de Passo Fundo. Para obter a aprovação e então receber a certificação é preciso atingir a nota mínima de 50. Tanto para o fundamental como para o médio, a inscrição pode ser feita para uma ou mais áreas. A divisão acontece da seguinte forma: Línguas e Códigos; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências Naturais e suas Tecnologias. Dessa forma, o aluno pode se inscrever em apenas uma área por vez, o que oportuniza que se prepare adequadamente para responder às questões.