Nesta sexta-feira (22), Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e da Coordenadoria do Idoso, deu início a mais um grupo do DATI no bairro Leonardo Ilha.
A vontade de ter um grupo na comunidade surgiu dos próprios moradores, que tinham dificuldade em se locomover até o bairro São José para participar das atividades. A partir de algumas reuniões, eles conseguiram uma sede para o grupo junto à Paróquia e passaram a realizar seus encontros todas as sextas-feiras, às 14 horas. Atualmente são 23 inscritos e as inscrições continuam abertas.
As reuniões contam com uma professora, disponibilizada pela Prefeitura, para dar aulas de ginástica e caminhada. O principal objetivo do grupo é fortalecer a cidadania do idoso através de inclusão social, promover um envelhecimento saudável e proporcionar a integração entre diversos grupos de Terceira Idade.
“Quando esses idosos saem de casa eles já se movimentam, convivem com pessoas, falam sobre suas vidas. Isso já muda o dia, faz com que fiquem mais alegres e saudáveis”, conta a coordenadora do CATI, Cândida Bertoncelo. Ela completa: “Não é a velhice que limita a vida, pois limites sempre existirão”.
Através do grupo, os idosos participam de bailes da Terceira Idade, viagens turísticas e passeios. “Alguns nunca saíram da nossa cidade, é a 1ª oportunidade de conhecer, mudar e aprender”, frisou a presidente interina do DATI, Nilce Merlo.
Para participar do DATI é necessário ter 60 anos e a inscrição pode ser feita na SEMCAS ou através da coordenação do CATI.
DATI inaugura turma no bairro Leonardo Ilha
· 1 min de leitura