A cada semana o Ecoponto de Passo Fundo recebe de sete a oito toneladas de pneus sem condições de uso. O volume é praticamente equivalente à capacidade de recolhimento da empresa Reciclanip que mantém o convênio com a Prefeitura para realizar o trabalho. No entanto, atrasos no recolhimento do material tem causado um acúmulo de pneus armazenados. Embora ainda não represente um problema grave já é possível perceber que o galpão está transbordando com os cerca de 20 mil pneus armazenados.
O engenheiro ambiental da Secretaria do Meio Ambiental - que é responsável pela armazenagem dos pneus -, Rubens Marcon Astolfi explica que de novembro de 2012 a janeiro de 2013 a empresa deixou de fazer a coleta o que causou grande parte do acúmulo excessivo do material. Após contato da prefeitura, a empresa voltou a mandar um caminhão por semana para fazer o recolhimento. O volume retirado é equivalente ao que chega semanalmente ao depósito.
Astolfi acredita que se a empresa mandasse mais caminhões por semana o problema com o volume excessivo de pneus seria resolvido rapidamente. No ritmo atual, a normalização deve demorar de sete a oito meses.
Recolhimento
O galpão recebe pneus de diversas borracharia, postos de combustíveis e mesmo de pessoas que levam o material até o local. O funcionamento do Ecoponto é das 9h às 17h. A orientação é para que esse horário seja respeitado e se evite deixar pneus fora do galpão, como acontece algumas vezes. O acesso ao Ecoponto se dá pela perimetral Leste, ao lado da Pedreira Municipal. Não há custo para descartar pneus velhos de forma adequada.
Os pneus recolhidos pela Reciclanip são destinados para vários usos. O principal é o uso para geração de energia em fornos de empresas cimenteiras. Uma pequena parte é destinada para a produção de solados de sapatos e também para a produção de asfalto.
Ecoponto municipal acumula mais de 20 mil pneus
· 1 min de leitura