Prevenção e diagnóstico precoce. Esse é o principal desafio quando se fala em câncer de mama. Só no Rio Grande do Sul, o campeão do país, cinco mil novos casos surgem a cada ano. Com a proposta de oferecer aos cidadãos serviços de saúde com fácil acesso e, principalmente, conscientizar para a importância de se manter hábitos saudáveis e garantir mais qualidade de vida, aconteceu no sábado (23), a 1ª Feira de Saúde em Passo Fundo. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, coordenada pelo deputado estadual, Dr. Diógenes Basegio. Quem passou pela Praça Tamandaré, pôde desfrutar de diversos serviços como verificação da pressão arterial, orientação nutricional, orientações para primeiros socorros, teste de glicemia, teste e diagnóstico de hepatite, além de conferir uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama.
Durante a palestra, o deputado ressaltou a importância de se manter hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce do câncer de mama através de ações simples como o autoexame e a mamografia. “Hoje, quando você faz o diagnóstico precoce, você não precisa tirar mais a mama. É importante que a gente possa mostrar que fazer o diagnóstico precoce significa mais cura, menos mutilação, menos necessidade de fazer quimioterapia, radioterapia, enfim, tratamentos agressivos que acabam afetando a mulher”, comenta.
Frente Parlamentar
Instalada há quase dois anos, a Frente Parlamentar de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, trabalha programas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é a doença mais frequente nas mulheres, de cada cinco tumores que as acometem, um é na mama. Segundo o deputado Basegio, a frente percorre o Rio Grande do Sul fazendo palestras em escolas, junto às ligas de combate ao câncer e às secretarias. “A intenção é levar essas informações às pessoas, primeiro devido à importância que tem o câncer de mama e segundo porque é uma doença que pode ser prevenida com medidas, relativamente, simples”, explica.