Victor Issler
O prefeito Luciano Azevedo, o secretário de Obras, João Bordin, e do ouvidor, Ronaldo Rosa, visitaram na tarde de sexta-feira (22) o bairro Victor Issler. Na Rua Timóteo Rodrigues, recentemente, a Prefeitura instalou novos postes de iluminação pública e realizou o empedramento da via, em uma extensão de 400 metros. Os moradores, que acompanharam o prefeito na visita, falaram de suas principais preocupações e necessidades para melhor qualidade de vida. Luciano ressaltou que os pedidos serão atendidos, dentro de um cronograma pré-estabelecido pela Prefeitura, para que seja possível atender às reivindicações de diferentes bairros da cidade.
Soja
A colheita da soja foi aberta oficialmente, neste sábado (23), em Tupaciretã, na região Central do Rio Grande do Sul, em solenidade que contou com a participação do governador Tarso Genro. Este ano, devem ser colhidas entre 11 e 12 milhões de toneladas da oleaginosa, representando o dobro do volume registrado na safra anterior. Tarso Genro disse que a supersafra irá aquecer a economia gaúcha. "Nós tivemos uma queda no crescimento, no ano passado, em função da estiagem. Este ano será ao contrário: as micro, pequenas e médias cidades do RS terão um impulso extraordinário de consumo, dos salários, do gasto das pessoas no comércio. Isso ajuda o Estado a crescer e se desenvolver. Então, a expectativa é altamente positiva, sendo uma grande virada que o Estado está dando neste momento", afirmou.
Dengue
No Rio Grande do Sul, atualmente, foram registrados 147 casos de dengue, sendo 58 autóctones (contraídos no RS). Mesmo com a situação sob controle, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) investe em medidas de prevenção para evitar a proliferação da doença. Um total de R$ 2,6 milhões foram repassados a 126 municípios para o combate ao mosquito transmissor da doença. O aumento do número de casos corresponde ao reflexo de todo o país, não podendo ser considerado uma epidemia no Estado.
Papa
Ao celebrar a missa do Domingo de Páscoa na Praça de São Pedro, em Roma, na manhã deste domingo (24), o papa Francisco confirmou que viajará ao Brasil em julho para participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, o pontífice argentino disse que irá celebrar na praia de Copacabana e rezar na estátua do Cristo Redentor. Falando a milhares de peregrinos, Francisco também pediu que os jovens "digam ao mundo que é bom seguir Jesus". No Twitter, após a celebração, ele disse, em inglês: "Estou ansioso pelo próximo mês de julho no Rio de Janeiro! Espero ver todos vocês nessa grande cidade brasileira!" A Jornada Mundial da Juventude acontecerá pela primeira vez no Brasil desde a sua criação, em 1984.
Papa II
A missa deste domingo foi a primeira de uma série de eventos de celebração da Páscoa, a semana mais importante do calendário da Igreja Católica. Na próxima quinta-feira (28), o pontífice lavará os pés de 12 prisioneiros - representando os 12 apóstolos - em um centro de detenção juvenil, onde Bento 16 realizou a cerimônia em 2007. A cerimônia da Quinta-feira Santa costuma ser celebrada em uma catedral em Roma, com padres representando os apóstolos de Cristo. Segundo a antiga tradição cristã, durante a missa, o papa lava e beija os pés de 12 pessoas, para replicar a transcrição bíblica do gesto de humildade de Cristo diante de seus 12 apóstolos uma noite antes de ser crucificado.
Papa III
No sábado, Francisco foi de helicóptero até a residência papal de verão, Castel Gandolfo, para um almoço com seu antecessor. O encontro foi o primeiro do tipo na Igreja Católica em 600 anos. Os dois se cumprimentaram e fizeram uma oração ajoelhados lado a lado. Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, antes de se ajoelhar, o papa Francisco disse a Bento XVI: “Somos irmãos”.
Marco Feliciano
A permanência do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara dos Deputados, deve ser definida até a próxima terça-feira (26). Pastor evangélico, ele é acusado de postar em redes sociais mensagens homofóbicas e racistas e, por isso, é alvo de protestos desde que foi indicado para o cargo.
Marco Feliciano II
Hoje (25), um ato liderado pelo deputado federal Jean Wyllys e pelo estadual Marcelo Freixo, ambos do PSOL-RJ, vai reunir artistas como Caetano Veloso, Leandra Leal, Lázaro Ramos e lideranças de várias religiões na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro. “Será um ato em defesa da cultura contra o fundamentalismo religioso”, adianta Wyllys.