A morte de 20 cachorros por envenenamento no loteamento Santa Rita e de um cachorro queimado vivo no mês de março motivou uma manifestação na Praça da Mãe, no domingo (24). A Ong Compata foi a responsável por organizar o evento. Faixas e cartazes em defesa dos animais e 21 estacas em forma de cruz foram utilizadas no local para chamar a atenção em relação à crueldade contra os animais em Passo Fundo.
Conforme o vice-presidente da Compata, Cacá Nedel, a ideia é conscientizar as pessoas para a proteção dos animais. “Matar animais em Passo Fundo está virando quase que uma coisa normal. Utilizaram veneno de rato para matar os cachorros na Santa Rita. Este veneno pode matar até uma criança. A preocupação não é só com os animais, mas com a vida das pessoas. Esperamos que o poder público também faça alguma coisa, porque este veneno continua sendo vendido nas agropecuárias, o que é proibido”, disse Nedel.
A estimativa é que cerca de 300 pessoas tenham participado da manifestação. A Compata está tratando cerca de 15 animais atualmente. Uma rifa no valor de R$ 2,00 está sendo comercializada para o tratamento veterinário. O grupo também arrecadou ração e tecido soft para esquentar os animais durante o inverno.
O Clube dos Amigos Protetores dos Animais (Capa) também resolveu apoiar a manifestação. Uma das lutas enfatizadas pelo Capa é contra os maus tratos contra os cavalos de carroças. Denúncias de maus tratos podem ser feitas para o telefone (54) 3311-5494.