Pelo menos cinco produtores rurais que participam da Feira do Produtor que é realizada na Gare aproveitarão a próxima quarta-feira para comercializar peixes, na chamada Feira do Peixe, que é acontece anualmente na Semana Santa. De acordo com a presidente da Feira, Zuleica Casanova, pelo menos cinco produtores devem levar diversas espécies para serem comercializadas, além de uma banca que vende peixes todas as semanas.
De acordo com informações da Central de Comercialização da Feira do Produtor, os peixes mais procurados nesta época são a carpa capim e a piava, por isso serão oferecidos em maior número nesta quarta-feira. Este ano não serão comercializados animais vivos, uma vez que é muito trabalhoso, pois precisariam ser levados até a Feira na mesma água em que vivem, o que tornaria necessário o transporte em tanques. De outro lado, como não serão comercializados vivos, serão todos animais limpos e prontos para serem temperados.
Neste ano, a expectativa da Emater Regional é de que sejam comercializadas, nos 71 municípios abrangidos, 112 toneladas de peixe em feiras diversas. Mesmo sendo um volume expressivo, ele é 14% inferior a 2012 devido a seca do último ano.
Comércio aquecido
Quem deixou as compras de Páscoa para os últimos dias, está tendo que enfrentar filas para comprar chocolates. Em uma das lojas desse segmento mais tradicionais de Passo Fundo, que fica na Avenida Brasil, a procura é tão grande que os consumidores tiveram que fazer fila do lado de fora do estabelecimento. De acordo com a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Zoila Medeiros, as vendas até o momento estão demonstrando que a Páscoa terá realmente incremento para os lojistas de diversos setores. “As vendas tem se demonstrado aquecidas desde a semana passada, o que nos faz acreditar que a média planejada para incremento será atingida”, comenta. A perspectiva dos lojistas é de vendas 7,5% superiores ao mesmo período do ano passado.
O que faz crer nesse crescimento, segundo Zoila, é que a movimentação não está somente nas lojas do segmento de chocolates, mas do de presentes, roupas e calçados. “As pessoas estão procurando produtos mais duráveis, conforme viemos acompanhando de uns três anos para cá. Além do ovo de chocolate com brinquedo, que são os preferidos das crianças, os presentes são incrementados com uma roupa infantil, ou um calçado”, destaca a presidente da entidade.
Mas para quem ainda pretende ir às compras, o Serasa alerta que os consumidores tenham cuidado para não comprar demais com as promoções, que são comuns nos dias que antecedem a data. De acordo com os economistas da entidade é preciso verificar se a promoção realmente compensa, especialmente as do tipo “compre dois e leve três”, em virtude especialmente do prazo de validade desses produtos.