Obras na Uruguai e Sete de Setembro provocaram lentidão no trânsito

Obras da Corsan e da prefeitura foram responsáveis pelos transtornos vividos pelos motoristas na última sexta-feira

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Duas obras, uma da Corsan e outra da prefeitura, na mesma região, contribuíram para o caos instalado no trânsito de Passo Fundo sexta-feira à tarde. Antes mesmo do horário de pico, já havia engarrafamento na Fagundes dos Reis, em direção a Avenida Brasil, e muita lentidão em trechos das ruas Uruguai, Paissandu, Sete de Setembro e Nascimento Vargas. 

Um dos pontos mais movimentados da cidade, a Avenida Sete de Setembro, no cruzamento com a Nascimento Vargas, precisou ser fechado para substituição da rede de água. O trajeto está incluído no projeto do anel viário, elaborado justamente com a finalidade de desafogar o trânsito. O trabalho é realizado pela Corsan, através de uma parceria firmada com a prefeitura. “Estamos substituindo a rede antiga por PVC e aumentando a bitola dos canos para dar mais vazão e garantir o abastecimento para aquela região. Posteriormente, a prefeitura vai asfaltar a via. Com isso, estamos evitando problemas futuros” diz o coordenador operacional da Corsan em Passo Fundo, Rubens Nunes Maciel. Segundo ele, o trabalho naquele trecho já foi concluído e segue agora pela Teixeira Soares, Avenida Rio Grande, até a rua Candelária, na vila Vera Cruz.

A situação no trânsito se agravou na sexta-feira, com o fechamento da rua Uruguai, entre Chicuta e Sete de Setembro para uma obra emergencial da prefeitura. Secretária do planejamento, Ana Paula Wickert disse que a ampliação da rede pluvial naquela quadra já havia sido realizada por uma empresa terceirizada, no entanto, em razão das chuvas ocorridas na quarta-feira, precisou ser reparada duas vezes. “A água da chuva provocou desmoronamento de uma camada de brita e depois do próprio asfalto. Como havia grande risco de acidente, por questões de segurança, tivemos de bloquear a via e colocarmos uma camada mais espessa de asfalto. A duplicidade dessas obras gerou a situação no trânsito no final da tarde de sexta-feira” explicou.

Como a troca da rede de água inclui outros trechos da Sete de Setembro, a secretária estuda duas alternativas para minimizar os reflexos no trânsito. Uma delas é liberar o fluxo em mão dupla na Coronel Chicuta. A outra, ainda em análise, seria transferir as obras para os turnos da manhã e noite. “Essa segunda possibilidade precisa ser avaliada a questão do ruído, inclusive em consulta ao Ministério Público. Obra viária é sempre um fator complicado para o trânsito” comenta.

Já o engenheiro da Corsan, Ruben Maciel, afirma que transferir o trabalho para o turno da noite causa ainda mais transtornos para a população. “O barulho das máquinas vai perturbar o sono de quem precisa dormir para trabalhar no dia seguinte. As obras são necessárias, trazem problemas temporários, mas muitos benefícios. Infelizmente temos de conciliar trânsito com obra para termos as melhorias necessárias” afirma.

Gostou? Compartilhe