Paixão de Cristo renovada

Pelo oitavo ano consecutivo, integrantes do Movimento de Casais Jovens (MCJ) encenam a Paixão de Cristo na Catedral.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eles trabalham nas mais variadas profissões, mas sempre que se aproxima a sexta-feira santa, conseguem uma pausa na correria do dia a dia para interpretar personagens que fizeram parte da história mais conhecida da humanidade. Pelo oitavo ano consecutivo, integrantes do Movimento de Casais Jovens (MCJ), de Passo Fundo, vão encenar a Paixão de Cristo, na igreja Catedral. 

A apresentação deste ano, marcada para às 20 horas, tem novidades. Pela primeira vez, a trilha sonora será executada ao vivo por oito músicos do grupo Ello Divino, da Renovação Carismática Católica. O roteiro também foi incrementado com a inclusão de três novas cenas importantes da história: a tentação do deserto, a Santa Ceia e a passagem pela cidade de Emaus.

Coordenador do espetáculo, ao lado da esposa Aline, Michael de Oliveira, 31 anos, explica que a mudança no roteiro deve ampliar o tempo de encenação em até 30 minutos, passando para 1h20min. O trabalho deste ano, segundo ele, foi preparado com a preocupação de provocar a reflexão e interação das pessoas. “Há momentos em que os atores se aproximam do público fazendo questionamentos” explica.

Apesar da intimidade com o texto, (praticamente todo o ano cada um encena o mesmo personagem), o grupo não abre mão de aperfeiçoar cada vez mais o trabalho. Os 31 personagens vêm ensaiando e repassando cada detalhe da peça, desde fevereiro. Os encontros acontecem nas quintas-feiras e aos sábados à tarde. Pelo menos outras 40 pessoas acompanham os ensaios nos bastidores.

“É sempre uma emoção e uma responsabilidade muito grande. A gente percebe a emoção das pessoas. Isso é gratificante” diz Oliveira, que este ano interpretará o satanás na cena do deserto. O grupo também melhorou a qualidade dos equipamentos com aquisição de mais três jogos de microfones.

Cristo marceneiro
Na pele do personagem de Cristo há 20 anos, Jocenir Gollo, 38, que por ironia do destino trabalha como marceneiro, herdou o papel do pai, João Gollo, na época em que a paixão de cristo era encenada na igreja São Francisco de Assis, na vila Santa Maria. Os longos cabelos e a barba do jovem de 18 anos, foram determinantes para a substituição do pai pelo filho. “Deixei de ser soldado para ser o Cristo. Tenho maior orgulho de representar este papel há duas décadas. Sempre é uma emoção diferente. Quando Jesus vai para o Monte das Oliveiras, antes de ser entregue, para atender a vontade do pai, para mim, é o momento mais marcante” comenta.

MCJ
Criado há mais de 10 anos em Passo Fundo, o Movimento de Casais Jovens, ligado à igreja católica, reúne pelo menos 120 casais na cidade. O grupo realiza encontros semanais para debater temas ligados ao relacionamento, família, assuntos da bíblia e datas religiosas. Pelo menos uma vez por ano, os integrantes participam de um retiro. Para fazer parte do MCJ, o casal precisa ter no mínimo 10 de casamento no religioso e ser convidado por outro integrante. Em Passo Fundo, a sede do movimento está instalada na igreja Matriz da Conceição.

Gostou? Compartilhe