OPINIÃO

Fontes em Off - 01/04/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Trote solidário
Acadêmicos dos Cursos de Direito, Administração e Comércio Exterior das Faculdades João Paulo II inovaram este ano. Em vez do tradicional trote com cortes de cabelo, pinturas e bebedeiras, arrecadaram chocolates, ovos, brinquedos e roupas que foram doados ao Lar Emiliano Lopes e as três casas da criança municipais Herbet de Souza, Roberto Pirovano Zanatta e Anita Garibaldi. Centenas de crianças foram beneficiadas com as cestas de chocolates entregues pelos alunos, bem com as roupas e brinquedos arrecadados. Parabéns a iniciativa da Instituição e as crianças tiveram uma páscoa um pouco mais doce.
Protesto

Os Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do RS (Sindispge), em Assembleia Geral Permanente, farão um ato de protesto nesta segunda-feira, dia 1º de abril, a partir das 10h30, em frente ao Palácio Piratini, com o objetivo de chamar atenção do Governo e da sociedade sobre a necessidade de imediata recomposição salarial. Vestidos de preto, servidores da capital e do interior comparecerão à maior mobilização da categoria no RS. Existe uma insatisfação geral dos servidores com as perdas inflacionárias. Às 11h, será feito um discurso para evidenciar o porquê do movimento, que seguirá até às 16h. A diretoria do Sindicato não descarta a chance de paralisar suas atividades a partir da mobilização.

Negócios
Em reunião com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, o Cavaliere Aldo Alessandri, membro da Comissão de Relações Internacionais entre Passo Fundo e Roma XIII, destacou a importância de se aumentar em 2013 o ritmo acelerado de intercâmbio entre a cidade e a Itália. Alessandri enfatizou que diversas empresas poderiam se instalar em Passo Fundo ou pequenas e médias empresas do município conhecer na Itália a tecnologia de similares para obter um melhoramento nos produtos, tanto no mercado interno quanto para exportação.

Inscrições

Com o objetivo de fomentar o esporte escolar, a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), informa que já estão abertas as inscrições para o Campeonato Estudantil do RS (Cergs). O certame é realizado entre alunos das instituições de ensino básico da rede pública e privada. O Cergs é realizado em duas fases (regional e estadual) e em duas categorias com faixas etárias distintas: etapa de 12 a 14 anos e etapa de 15 a 17 anos. A partir desses quesitos serão disputadas, para as categorias masculino e feminino, as seguintes modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. Ginástica Rítmica somente feminino.

Conselhos
Porto Alegre sediará o 2º Encontro Nacional de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social. Trocar experiências sobre o papel dos conselhos na formulação de estratégias de desenvolvimento nas diferentes localidades e debater a participação social nas gestões governamentais são objetivos da atividade. O evento ocorrerá em 3 de abril, no Palácio Piratini, com a participação de representantes de colegiados de todo o país, conselheiros e estudiosos do tema. Avaliar os avanços e entraves encontrados nos cotidianos dos colegiados e reafirmar a importância dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social como instâncias de promoção do diálogo entre governo e sociedade, possibilitando o estabelecimento de acordos e a elaboração de políticas públicas, também serão tópicos de discussões.

Desonerações I
Depois de registrar recorde em janeiro e queda em fevereiro, a arrecadação federal enfrenta um desafio para crescer em 2013. Apesar da recuperação da economia, que reforça o caixa do governo, as desonerações podem impedir que a arrecadação cresça mais do que a inflação neste ano. O impacto pode chegar a quase R$ 100 bilhões, caso o governo anuncie novas medidas. Mesmo assim, o governo anunciou a prorrogação das atuais alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para caminhões e automóveis. A redução venceria nesta segunda-feira, 1º.

Desoneração II
Nos dois primeiros meses do ano, a arrecadação acumulada teve aumento real (descontada a inflação) de 3,67%. Em janeiro, no entanto, a alta era bem maior: 6,59%. O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, evita apresentar estimativas para a arrecadação em 2013, mas, na semana passada, admitiu que as desonerações dificultam qualquer previsão.

Gostou? Compartilhe