Encontro na praça para desmistificar autismo

Associação dos Amigos dos Autistas e Escola Olga Caetano Dias promoveram uma mateada e distribuição de informativos na praça Tamandaré

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dentro da programação da Semana Mundial de Conscientização sobre o Autismo, os integrantes da Associação dos Amigos dos Autistas, crianças e jovens autistas e direção e professores da Escola Municipal de Autistas Olga Caetano Dias promoveram ontem uma mateada com distribuição de informativos na praça Tamandaré. O encontro aconteceu na data em que se comemora o Dia Mundial do Autismo, 2 de abril, e teve como objetivo desmistificar a síndrome.

Usando roupas azuis, cor que representa o autismo, pais, professores e alunos procuraram mostrar à população a importância de evitar o preconceito. “No começo a gente estranha bastante, fica triste, chateada. Mas com o tempo, vai acostumando, já sabe que a reação das pessoas é essa. Então, na maior parte das vezes, tentamos esclarecer”, comenta Beatriz Siotani, mãe de um autista. “Hoje em dia já não é mais como antigamente, as pessoas respeitam bem mais”, completa Edite Barros, também mãe de um adolescente autista.

De acordo com elas, a criação da Associação e da escola contribuíram bastante para o desenvolvimento de seus filhos, além da conscientização da população. Ambas fazem parte da Associação desde sua fundação e avaliam como muito positiva a atuação da escola. “Apoiamos todas as atividades que acontecem na escola, pois são muito importantes para nossos filhos”, avalia Edite.

Ministério lança cartilha
O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Diretriz de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). A diretriz trará pela primeira vez uma tabela com indicadores do desenvolvimento infantil e sinais de alerta para que médicos do Sistema Único de Saúde possam fazer uma identificação precoce do autismo em crianças de até três anos.

Além da tabela, o Ministério irá disponibilizar para os profissionais de saúde instrumentos de uso livre (sem obrigatoriedade do pagamento de direitos autorais) para o rastreamento/triagem de indicadores de desenvolvimento que possam diagnosticar o TEA.

Programação
03 de abril – participação da Missa da Saúde, na Catedral, às 16 horas.

04 de abril - piquenique e caminhada na UPF

05 de abril - encontro para familiares na escola, às 18 horas, quando será realizada uma “Tarde de troca de experiências saboreando um delicioso Chá”

06 de abril - mateada às 14 horas na Cohab Secchi, no terreno da nova escola, com caminhada pelo bairro e distribuição de informativos sobre o autismo entre outras atividades.

Gostou? Compartilhe