A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio de uma equipe técnica, está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico de Passo Fundo (PMSB). Essa parceria entre Prefeitura Municipal e Universidade foi firmada por meio de convênio de colaboração, assinado no final de 2012, e desde então, profissionais, pesquisadores e estagiários vêm trabalhando com a intenção de qualificar e tornar universal o acesso ao saneamento básico.
O PMSB tem por objetivo apresentar o diagnóstico do saneamento básico no território do município e definir o planejamento para o setor, pensando nos próximos 20 anos, com atualizações a cada quatro anos. Isso inclui o abastecimento de água potável, manejo de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais. A elaboração do plano é acompanhada por um comitê executivo e conta com a participação da comunidade.
Todos os passo-fundenses estão sendo mobilizados para participarem, uma vez que o saneamento básico implica diretamente na qualidade de vida. No momento estão sendo coletados dados já existentes sobre a realidade municipal, elaborados materiais de apoio, cronogramas de reuniões nas comunidades da área urbana e rural e audiências públicas. Esse processo culminará com a Conferência Municipal e Plano Municipal de Saneamento Básico.
Para atuar nesse projeto, a UPF organizou uma equipe técnica com doutores e mestres das áreas de engenharia civil, arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia agronômica e florestal, economia e saúde coletiva. Há ainda uma equipe multidisciplinar de apoio, com profissionais e estagiários dos cursos de Direito, Engenharias Civil e Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social e Publicidade e Propaganda. A coordenação geral do projeto é da professora Dra. Vera Cartana Fernandes, e a coordenação da Mobilização Social é da professora Lucia Maria Gorgen.
Como participar?
O processo de participação social deverá garantir aos cidadãos o direito de propor e opinar diretamente, sendo condição indispensável para concretizar o Plano. Serão realizadas reuniões no turno da noite, chamadas de reuniões setoriais, pois os bairros serão divididos por setores para que todos tenham a oportunidade de participar e dar a sua opinião. Nesses encontros serão escolhidos pela população os seus representantes, chamados de delegados, que participarão de todas as etapas da construção do Plano, com a responsabilidade de retornar à comunidade com as discussões. Para acompanhar o andamento do trabalho, é possível ligar para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (3311-5494), Secretaria de Planejamento (3316-7220), Uampaf (3316-7117) ou para a UPF (3316-8212).