OPINIÃO

Aos 75 anos, Academia Passo-fundense de Letras vive momentos marcantes

Por
· 1 min de leitura
A foto nos mostra os fundadores, na transformação do Grêmio para Academia de LetrasA foto nos mostra os fundadores, na transformação do Grêmio para Academia de Letras
A foto nos mostra os fundadores, na transformação do Grêmio para Academia de Letras
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

-->  Os 75 anos, que neste domingo vivemos, apresentam-nos a nossa Academia de Letras, vivendo como raramente,  ao longo de sua brilhante história. A foto nos mostra os fundadores, na transformação do Grêmio para Academia de Letras onde vemos, em pé:Carlos de Danilo Quadros, Píndaro Annes, Jurandyr Algarve, Sabino Santos, Mário Lopes Flores, Paulo Giongo, Aurélio Amaral, Gomercindo dos Reis e Mário Braga. Sentados: Saul Spérri Cezar, Túlio Fontoura, Celso Fiori, Arthur Ferreira Filho, Padre José Gomes, Verdi de Césaro e Arthur Sussemback.

--> Os acadêmicos nos 75 anos de nossa Academia Passo-fundense de Letras.
 
--> O casal presidente da Academia, Marlise  e Osvandré Lech que vivem em clima de grandes e importantes eventos que marcam o grande momento do sodalício.
 
--> A histórica visita do presidente da Academia Brasileira de Letras, na presidência de Meirelles Duarte, que vemos com o ilustre visitante, Marcos Vinícios Vilaça e o Secretário, Domingos Proença Filho,em 27 de agosto de 2007.
 
-->  Moacir Scliar, que será o grande homenageado pela Academia de Letras por ocasião da Jornada Internacional de Literatura deste ano. Na foto com o então presidente da Academia, Meirelles Duarte, recebendo uma mensagem que foi dedicada ao ilustre gaúcho, médico e escritor.
 
-->  O historiador, romancista, membro da Academia, Maçom de renome, Antonino Xavier e Oliveira, proferindo aguardada palestra na Academia em 10 de maio de l957, vendo-se Padre José Gomes, Irmão Gelásio, Celso Fiori, Sabino Santos, Saul Sperry César e Sabino Machado.
 
--> O lançamento do último livro de Delma Rosendo Gehn, em tarde de autógrafo. Dentre os presentes, Jurema do Valle,Getúlio Vargas Zauza, Pedro Fonseca e Jovino Feitas. Foi no dia 10 de outubro de l982.
 
--> O que por mais tempo presidiu a Academia, Verdi de Césaro, por 10 gestões. Depois Meirelles Duarte com 7, Irineu Gehlen e Celso Fiori com 6 e Benedio Espanha com 5. De Césaro fala num banquete no Turis Hotel em homenagem à Academia em 6 de julho de l969, vendo-se Avelino Andreis, Sabino Machado e N ey Vaz da Silva. Os radialistas DelmarKotelinski e JorgehGherardt.  

 

Gostou? Compartilhe