O 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid) acontece na Universidade de Passo Fundo (UPF) de 08 a 10 de abril. Com uma programação intensa, o evento vai abordar o tema Por uma cultura hacker na educação, envolvendo professores, pesquisadores, alunos e comunidade. Na noite de abertura, vai ser homenageada uma das primeiras pesquisadoras na área de inclusão digital do país, Léa da Cruz Fagundes, que receberá o título de Professora Honoris Causa.
Nessa edição, a programação contará com diversas oficinas e apresentações de artigos e painéis, que devem abordar experiências nas áreas de inclusão digital na educação e em processos de inclusão social. Ao todo, 226 trabalhos foram inscritos, reunindo pesquisadores de 129 instituições de ensino brasileiras e internacionais. O número significativo de trabalhos representa um aumento de 53,74% em relação ao Senid de 2012. Em 2013, o que também aumentou foi o número de avaliadores, passando de 32 para 92, o que, segundo os organizadores, é fruto do amadurecimento das relações interinstitucionais do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid).
De acordo com o coordenador, professor Adriano Canabarro Teixeira, o evento visa debater que a escola, inserida em um contexto de conexão e de espaços digitais poderosos de autoria, deve apropriar-se das tecnologias de inclusão digital de forma inovadora, inusitada, revolucionária e criativa.
A homenageada
Coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Léa da Cruz Fagundes é doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. Sempre envolvida com a educação, Léa é considerada a pioneira nos estudos sobre inclusão digital no Brasil, sendo reconhecida pela Unesco em 2006. Ela também é uma conferencista internacional requisitada e atualmente preside a Fundação Pensamento Digital, organização não governamental que dissemina a computação entre populações carentes.
Léa viajou por vários países para conhecer currículos, novas ideias e pensamentos capazes de transformar a realidade das escolas. Aos 82 anos, continua atuante, desenvolvendo pesquisas e orientando trabalhos. O título será concedido no dia 08/04, às 19h20min no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I.
Informações e programação
A programação de palestras, debates e encontros, bem como as atividades paralelas como jogos e competições, está disponível no site senid.upf.br. Informações pelo telefone (54) 3316-8354.
Seminário Nacional de Inclusão Digital começa amanhã na UPF
· 1 min de leitura