Na tradição gaúcha, uma reculuta serve para recuperar um animal que se perdeu da tropa. Trazida para o contexto de um concurso de danças, a reculuta se transforma em um meio de agrupar pessoas com um único objetivo: manter a cultura gaúcha.
Durante o último final de semana, Passo Fundo foi palco da 2ª Reculuta Farroupilha do CTG Lalau Miranda que reuniu grupos de todo o Estado para um concurso de danças tradicionais. Segundo Vantuir de Oliveira, instrutor de dança da invernada adulta do CTG Lalau Miranda, a reculuta é um concurso somente de danças tradicionais e não tem premiação para coreografias, apesar de serem apresentadas pelos grupos. O objetivo do evento é um só: unir o maior número de pessoas em prol da tradição gaúcha.
Junto com a reculuta, aconteceu também o Integração de Artes e Tradição das Escolas, que reuniu escolas para concursos individuais como declamação, chula e interpretação e trouxe jovens como Giana Klein e MirieleBasetti, do grupo Vaqueanos da Cultura, de Soledade que garantem que o concurso é muito bom para que se tenha uma noção de como está o trabalho.
Mais de 1.500 pessoas passaram pelo palco do Lalau durante o sábado (6) e o domingo (7). O evento encerrou no domingo à noite com a premiação dos melhores grupos.