Ausência
A ausência de representante do PT na festa de 50 anos do deputado federal Beto Albuquerque, PSB, era esperada e pode ser traduzida como um recado. O PT não compareceria a um ato político de apoio a pré-candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República, que, neste momento, mesmo aliado tem sido um crítico do governo federal. O recado petista é claro: não poderiam estar num local de manifestações públicas a favor de uma candidatura de oposição à presidente Dilma Rousseff.
É candidato
Eduardo Campos, que está em Porto Alegre desde segunda-feira cumprindo uma série de agenda, diz que não é candidato á Presidência da República, mas é. Eduardo Campos fala como candidato, age como candidato, e incorporou uma postura crítica ao governo federal. “Nem tudo está feito. Há muito o que fazer”, tem dito. Campos também defende que o PSB tem papel importante no processo de debate em torno de projetos e ideias. “Não é hora de pensarmos somente nas eleições, mas muito mais longe”. Ontem, o governador participou do Fórum da Liberdade. Antes disso teve um encontro com o governador gaúcho Tarso Genro e com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.
Momento
O aniversário de Beto mostrou que os socialistas estão mobilizados e prontos para enfrentar qualquer situação. O ato foi um dos maiores e a representatividade política apontou que o PSB está disposto a unir forças com grandes partidos entre os quais o PP e/ ou o PMDB.
Falta
Nem mesmo Rene Cecconello, PT, que recebeu o apoio do PSB na eleição do ano passado quando concorreu a prefeito, não se fez presente nas comemorações de aniversário de Beto.
Debate
As reuniões regionais realizadas pelo PDT até o momento indicam que o partido quer candidatura própria para o governo do Estado em 2014, desde que seja viável. Essa viabilidade passa pela formação de uma aliança que garante tempo de TV e rádio na propaganda eleitoral gratuita. Sozinho, não irá a lugar algum. Em resumo, o PDT deverá manter a aliança com o PT, preferencialmente, podendo ser o vice na chapa de Tarso que buscará a reeleição. Neste caso, são grandes as chances de Airton Dipp fazer parte da chapa. É o nome que agrada ao governador Tarso Genro.
Mestre
O jornalista Armando Burd, colunista do jornal O Sul, estará em Passo Fundo no dia 20, a convite do prefeito Luciano Azevedo. Falará com os secretários e alguns diretores sobre o cenário político nacional. Um mestre.