Municípios recebem nova ferramenta de planejamento

Sistema de Georreferenciamento da Região da Produção auxilia na tomada de decisões por parte de gestores municipais

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os municípios que compõem o Corede Produção receberam na manhã de ontem uma nova ferramenta que auxiliará a tomada de decisões e o planejamento dos municípios e da própria região. O Sistema de Georreferenciamento da Região a Produção foi uma conquista da comunidade por meio da Consulta Popular no ano de 2008 e resultou em um investimento de R$ 300 mil na compilação de dados, treinamento e aquisição de software que será utilizado pelas prefeituras.

O sistema foi apresentado pelo diretor da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) Rodrigo Schnitzer. A Metroplan foi a responsável pela compilação inicial dos dados dos 21 municípios que foram cadastrados no softwareArcGIS.

Schnitzer apresentou exemplos de cidades da região metropolitana de Porto Alegre que utilizam o sistema há algum tempo e que fazem dela uma ferramenta de planejamento e atração de investimentos. Quando uma empresa demonstra o interesse de se instalar no município, por exemplo, o prefeito pode mostrar, pelo software, toda a estrutura da cidade, desde a malha viária, condições da hidrografia e do relevo, pontos de distribuição de energia, entre outros dados. Há casos de cidades de outros países que conseguem mapear a alimentação das crianças nas escolas por meio do sistema.

Os dados cadastrados no sistema têm base no Censo de 2000, por isso é necessário que as prefeituras façam as atualizações necessárias das informações para começar a utilizar o sistema de forma eficiente. O acordo assinado pelas prefeituras que receberam o sistema prevê o compromisso com a atualização no mínimo anual das informações para garantir a fidelidade dos dados.

Mapas temáticos

A professora do curso de Geografia da UPF, Luciane Bittencourt, explica que o softwareArcGISé um dos mais utilizados no mundo e permite cruzar dados e criar mapas temáticos que podem demonstrar a realidade do município em todos os setores desde que ele seja alimentado com as informações básicas atualizadas. “É uma ferramenta importantíssima, porque além das informações, ela permite saber onde estão, exatamente, cada limite, estradas, equipamentos urbanos como pontos de abastecimento de água, saneamento e energia”, exemplifica.

A visão global destas informações permite definir prioridades de investimentos baseado nas necessidades de determinada área de um município, bem como determinar um plano de desenvolvimento urbano.

Parceria

Está sendo estudada ainda uma parceria com a UPF para capacitar as pessoas responsáveis pelo gerenciamento das informações em cada município e também para a compilação regional dos dados. A centralização das informações permite ter uma noção exata das condições da região nos mais diversos aspectos. “Se as regiões estiverem segmentadas a região perde energia”, pontua Schnitzer.

Para o presidente do Corede Produção Eduardo Finamore o ArcGIS é uma ferramenta fundamental para o planejamento dos municípios e da região. Ele destaca que não basta as prefeituras terem o sistema, é necessário atualizar os dados periodicamente para manter a atualidade e a fidelidade dos dados cadastrados. Além da prefeitura, é possível articular parcerias com entidades para se criar estratégias de desenvolvimento em diversos setores.

Gostou? Compartilhe