Convite
O coordenador da Participação Popular na região Norte, Rene Cecconello, informou que não esteve na festa de aniversário do deputado federal Beto Albuquerque, na segunda-feira à noite, porque não recebeu convite. Mas, na data de aniversário do parlamentar, fez questão de felicita-lo porque sempre teve um excelente relacionamento com Beto. Cecconello assegurou que não houve orientação nenhuma do partido em relação a participação na festa. Reconhece, de outro lado, que o ato político realizado é legítimo e que faz parte do movimento de qualquer partido político. “O PSB é aliado importante aqui e nos governos estadual e federal “.
Custo
O município de Passo Fundo tem um gasto mensal superior a R$ 1 milhão com o pagamento de vale alimentação para os inativos. Este bônus nos salários é legal, pois foi aprovado pela Câmara de Vereadores e dificilmente será alterado. No entanto, este é exatamente o valor que excede o limite legal. O município não pode gastar mais do que 51% do orçamento com folha de pagamento. O pagamento dos 9% de reajuste tornará mais difícil a equação.
Sem falta
O vereador Pe. Vilson Lill, PSB, age firmemente na proposta de nunca faltar a uma sessão plenária da Câmara de Vereadores. Desta forma, está disposto a sacrificar eventos importantes a ter que registrar uma ausência em sessão. Na segunda-feira, por exemplo, não compareceu ao aniversário do deputado Beto Albuquerque, mas foi representado por assessores do gabinete.
Prazo
Os partidos políticos têm até segunda-feira, para encaminhar à Justiça Eleitoral, via internet, informações atualizadas sobre a relação de filiados. As informações enviadas serão divulgadas pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), após o processamento dos dados.
Cadeiras
O Tribunal Superior Eleitoral, atendendo a um pedido da Assembleia do Amazonas, redefiniu o número de cadeiras das Assembleias Legislativas e da Câmara dos Deputados. Com isso, o Rio Grande do Sul perdeu três cadeiras no Parlamento Gaúcho, passando de 55 para 52, e uma cadeira no Congresso. O presidente da AL, Pedro Westphalen, PP, anunciou ontem que vai recorrer da decisão.