Frente fria começa a atuar na região

Sábado à noite temperatura entra em ligeiro declínio. Madrugada deve ter mínima de 5ºC

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de vários dias de intenso calor, apesar do verão já ter acabado, o frio vai aparecer a partir do final de semana. Hoje, as condições climáticas já começam a mudar, com a entrada de uma frente fria de forte intensidade que faz com que as condições meteorológicas fiquem favoráveis à ocorrência de temporal localizado, com pancadas de chuva por vezes forte, descargas elétricas, vento de moderada à forte intensidade e queda de granizo em pontos isolados.
De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, hoje ainda a temperatura começa a baixar, sendo que a máxima não vai passar dos 22ºC e o sábado (13) ainda será de instabilidade. “O sábado amanhece com garoa ou formação de nevoeiro e devido à entrada de um ar polar, a temperatura entra em declínio à noite”, salienta. A mínima no sábado será de 14ºC e a máxima de 20ºC.

Conforme Sampaio, a região Norte do Rio Grande do Sul sofrerá a entrada de um ar polar no sábado, o que indica a queda na temperatura. Na madrugada de sábado para domingo, a temperatura mínima deve ficar em 5ºC. Apesar do frio, o domingo será de tempo seco novamente, com céu claro a parcialmente nublado e máxima chegando aos 20ºC.
Na segunda-feira, o céu será claro a parcialmente nublado, com temperaturas entre a mínima de 6ºC e a máxima de 22ºC. Na terça-feira, começa a esquentar um pouco e a mínima sobe para 10ºC e a máxima chega nos 24ºC, com a temperatura começando a entrar em elevação gradativa. Com relação à chuva, Sampaio alerta que não há indicativo de instabilidade pelo menos até a próxima quinta-feira (18).

Prognóstico
O prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia dos meses de abril, maio e junho para o Rio Grande do Sul aponta chuva irregular durante o outono, com oscilações na maior parte do Estado entre o padrão climatológico e pouco abaixo. Estas características também favorecem a ocorrência de temperaturas pouco abaixo do padrão climatológico.A análise detalhada do modelo estatístico (CPPMet/UFPel) indica para os meses de abril e maio precipitações pouco abaixo do padrão climatológico em grande parte do Rio Grande do Sul. Para o mês de junho as precipitações tendem a ficardentro do padrão climatológico na maior parte do Estado.

Para as temperaturas mínimas, o modelo indica valores médios pouco abaixo do padrão climatológico na maior parte do Estado, especialmente no mês de maio.

Para as temperaturas máximas o modelo mostra para os meses de abril e junho predomínio de valores médios dentro do padrão climatológico em todo o Estado. Para o mês de maio esperam-se valores médios abaixo do padrão climatológico em todo o Estado.

Apesar da tendência de predominarem padrões de temperaturas pouco abaixo do padrão climatológico na maior parte do Estado, poderão ocorrer pequenos períodos com temperaturas elevadas, especialmente em dias que antecedem a entrada de frentes frias.

Gostou? Compartilhe