Buscando melhorar a qualidade da merenda nas escolas de Educação Infantil, a Prefeitura de Passo Fundo realizou neste final de semana um treinamento com cozinheiras que atuam na rede municipal. O curso foi distribuído em dois módulos, com a teoria e a prática sendo ministradas em diferentes atividades. O objetivo da ação é valorizar o trabalho desenvolvido e estabelecer um padrão de qualidade para a merenda escolar.
“A receptividade das cozinheiras foi muito boa, principalmente no lançamento do concurso. Elas ficaram muito empolgadas, deram ideias. É um trabalho que deve ser incorporado ao cotidiano dessas cozinheiras”, relatou a nutricionista Anieli Albuquerque, referindo-se ao concurso “Cozinhar é 10!”. Marcado para o mês de maio, o concurso terá a participação de cerca de 30 cozinheiras e a disputa envolverá o preparo do feijão, com todas as etapas avaliadas. Os itens a serem julgados são: higiene, cozimento do grão, consistência do caldo, utilização dos temperos, sabor e apresentação.
“A ideia é padronizar o modo como é feito o feijão nas escolas de educação infantil, por ser um dos pratos mais tradicionais”, informou Anieli, que ministrou o curso para qualificar a prática na cozinha. As atividades serão realizadas na Universidade de Passo Fundo (UPF). Os jurados serão cozinheiros reconhecidos do município e representantes do Poder Executivo e Legislativo. A cozinheira contemplada com o primeiro lugar ganhará o símbolo da campanha para emoldurá-lo na cozinha da escola onde trabalha. Mais informações pelo telefone 3316-7183.