Os leitores do Jornal O Nacional poderão conferir o retrato dos moradores e um pouco da rotina dos distritos de São Roque, Pulador, Bela Vista, Sede Independência, Bom Recreio e Capinzal. Hoje você vai contemplar a reportagem sobre o Distrito de Santo Antonio do Capinzal.
Que a vida é mais sossegada no campo ninguém duvida. O interior abrange muitas árvores, flores, riachos, lavouras... Os sons percebidos são do canto dos pássaros, do mugido das vacas, da água dos riachos. Os pulmões respiram o cheiro da natureza. Os veículos mais comuns são os tratores e as máquinas agrícolas. O pó ou o barro das estradas realmente são características marcantes do interior. Para completar este cenário estão os homens do campo. Seres humanos desprovidos das modas da cidade. Assim são os moradores do Distrito de Capinzal.
Histórico do Distrito de Capinzal
Capinzal é o mais novo distrito do município de Passo Fundo. Foi criado através da lei nº 4700 de 30 de agosto de 2010. Cinco comunidades fazem parte deste distrito: São Pedrinho, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora das Graças, Santo Antonio do Capinzal e Divino Espírito Santo. O subprefeito eleito para ajudar na administração do distrito é o agricultor Nilson Previati. Está localizado a aproximadamente 10 Km da Prefeitura de Passo Fundo, em direção ao bairro Santa Marta.
O aposentado Pedro Morim, de 65 anos, é um dos moradores do Distrito de Capinzal. Encostado em uma das paredes externas da Igreja de Santo Antonio do Capinzal, de chinelo, boné e camisa azul, disse que nasceu e se criou no interior. “Aqui no interior é tudo bom. Tem colégio, igreja, salão de festas. Meus filhos se criaram aqui, mas agora moram na cidade. No interior somos livres, respiramos ar puro, não tem barulho de carros e nem de empresas”, declarou o morador.
A matéria completa você confere na edição impressa e digital de O Nacional. Assine Já