Foi entregue nesta quinta-feira, 18, à comunidade de Passo Fundo um espaço totalmente reformado na Biblioteca Arno Viuniski. As melhorias, que iniciaram em outubro do ano passado, foram concluídas com diversas renovações e um novo conceito de biblioteca, voltado à formação de leitores e à permanência da leitura. Durante a reinauguração do local, o prefeito Luciano Azevedo ressaltou que esta é uma sinalização de quanto o investimento na cultura e no conhecimento é fundamental. “Só vamos transformar a cidade se transformarmos as pessoas. Queremos que a Biblioteca Pública seja um local que faça com que todos possamos sonhar com um futuro melhor”, disse o prefeito.
A troca do piso e do telhado, a adaptação de acessibilidade e a pintura foram as primeiras mudanças para dar estrutura ao tradicional local do município. Posteriormente, o espaço foi repensado para tornar a Biblioteca próxima dos usuários. Uma área com espaço ao ar livre foi incorporada à redefinição das salas com o intuito de favorecer a leitura. “Tínhamos uma situação em que a Biblioteca servia mais como um acervo de livros do que para a leitura. Este tem que ser um espaço agradável, que convide para a ação de ler. E, aqui, são feitas várias leituras, inclusive a de mundo”, ressaltou o secretário de Educação, Edemilson Brandão.
O novo conceito de Biblioteca conta com um espaço dedicado às crianças e formação de novos leitores, ao aprendizado de novas linguagens e à percepção audiovisual. Além disso, todas as estantes têm dicas de leitura, juntamente com a reposição de novos livros, obras de arte expostas, contação de histórias e palco para apresentações.
O sistema de controle está sendo informatizado. As escolas também poderão agendar visita na Biblioteca. Durante o evento, a coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo, Tania Rösing, ressaltou a concretização do compromisso da Prefeitura em valorizar a cultura e a educação. “Estamos juntos nas conquistas da leitura de nossa cidade”, comentou.