OPINIÃO

Coluna Saul - 23/04/2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Corsan
As obras da Corsan em Passo Fundo colocam nosso município no topo de índices de coleta e tratamento de esgoto cloacal, números de países de primeiro mundo e que certamente a médio e longo prazo refletirá na saúde de nosso povo.

Corsan II
Fora do calor dos debates políticos temos agora que valorizar estes investimentos e apostar no custo benefício. Importante organizar medidas que reduzam as taxas cobradas, principalmente para as pessoas humildes de nossos bairros.

Trânsito
Impressionante como todos nós temos alternativas de solução para o trânsito de Passo Fundo. Ideias que num passe de mágica resolvem os mais de 5000 veículos que entram por ano no município, desde que não modifiquem nossos hábitos ou interfiram em nossos direitos de comodidade.

Trânsito II
Vejam na questão do transporte coletivo quando se trata de ter preferência no trânsito. Os carros tem preferência, diferente do que acontece nas cidades organizadas e quando se fala em tirar estacionamento da avenida e colocar uma via preferencial para os ônibus a gritaria é geral.

Vagas
Lamentavelmente vemos que as vagas de estacionamento na área central, mais servem para privilegiar alguns em detrimento de uma cidade inteira. Santa Maria, Caxias dos Sul, Porto Alegre, Curitiba e a elogiada Camboriú já providenciaram a retirada de estacionamento há muito tempo e isto favoreceu o fluxo do trânsito com pistas especiais para os coletivos.

Mudanças
Quando se aprovou a vinda do Bourbon se alardeava que os pequenos e médios mercados iriam falir e aconteceu o contrário. Os pequenos se organizaram e as redes estão consolidadas com qualidade e bom preço. Quando se aprovou a abertura do comércio aos sábados e domingos os vereadores da época foram linchados com palavrões e palavras de ordem e hoje não se concebe uma cidade com porte regional sem ter o comércio funcionando. Quando se retirou a Prefeitura do centro para instalar onde ela está até hoje, na década de 1970, o prefeito da época, Coronel Edu Azambuja, foi criticado. Mudanças geram resistências, mas são indispensáveis para o progresso da cidade.

Pista preferencial
Na Avenida Brasil é uma questão de tempo à retirada do estacionamento e horário para carga e descarga e a criação de uma pista para que os coletivos tenham a preferência e cumpram os horários.

Vila Nova
O projeto Vila Nova é um dos mais brilhantes na área do esporte que Passo Fundo já conheceu. Precisamos valorizar e ampliar este projeto para os bairros e vilas, ocupando espaços públicos e colocando esta gurizada no esporte. Com certeza este é o caminho.
 
Ginásio
Boa a atitude do prefeito Luciano Azevedo em debater o destino do ginásio Teixerinha, mas importante destacar que a obra é um patrimônio de Passo Fundo e este debate servirá para ver como investir os R$ 5 milhões e criar um plano de uso deste espaço público.
 
Bom senso
Alguns secretários costumam marcar reunião de equipe a tarde e desta forma suspendem o atendimento do telefone. Convenhamos que a prefeitura funcionando meio turno (pela tarde) não é admissível ter limitação de acesso à população. Assim como Dipp, Luciano faz seguidamente três turnos e não deixa de retornar suas ligações. Sigam o exemplo do Chefe e recebam nossos cumprimentos.

Gostou? Compartilhe