Semana segue com tempo firme

Massa de ar frio e seco permanece até pelo menos a sexta-feira (26) quando uma área de instabilidade de rápida passagem deve chegar a região

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os dias de sol e temperaturas amenas devem permanecer pelo menos até esta sexta-feira (26) na região. Uma massa de ar seco e frio que atua desde o final de semana é que mantém o tempo firme. Conforme dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet as condições climáticas estão dentro dos padrões para o mês. Apenas a umidade relativa do ar está 4% abaixo da média para o período.

A segunda-feira amanheceu com temperatura de 12ºC e máxima ficou próxima dos 25ºC. Na terça-feira o dia permanece com céu claro. As temperaturas variam entre 12ºC e 26ºC. Na quarta-feira o predomínio é de céu claro com a mesma variação de temperatura da terça.

Um aumento de nebulosidade deve acontecer a partir da tarde de quinta-feira. A temperatura mínima fica em 12ºC e a máxima em 26ºC. Na sexta-feira há previsão de chegada de uma área de instabilidade que entra pela região oeste do Estado. “Dependendo das condições meteorológicas deve chegar na região entre a tarde e a noite de sexta-feira com bastante nuvens”, explica o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio.

Além da chegada da área de instabilidade uma frente fria chega à região no sábado, com isso o céu fica encoberto e com chuva. “Vai ser de rápida passagem e a temperatura entra em declínio já na noite de sábado”, explica Sampaio. No domingo um ar frio de origem polar entra na região e deixa o domingo com predomínio de sol, mas com temperatura mínima de 6ºC e máxima de 20ºC. Entre o domingo e a segunda-feira há a possibilidade de formação de geada de fraca intensidade em algumas áreas do município, principalmente as mais baixas.

Dentro da média
As condições climáticas do mês de abril estão dentro das médias históricas para o período tanto em temperatura, quando em quantidade de chuva, que já alcança 90% do previsto para o mês que é de 99,7mm. “A única média que está um pouco abaixo é a da umidade relativa. A média para abril é 74% e estamos em 70%”, observa Sampaio. Esta condição deve permanecer nesta semana.

O mês de abril praticamente já alcançou a média de insolação prevista para – que diz respeito às horas de sol sem nuvens durante o dia. Enquanto a média é de 185 horas, até o domingo a medição já apontava 170 horas em apenas em 21 dias. Neste período a insolação e a baixa umidade favoreceram a colheita da soja. No outono a média de insolação é de 11 horas diárias. No inverno ela baixa para 10 horas.

Gostou? Compartilhe