O Vaticano publicou as duas primeiras nomeações de bispos brasileiros realizadas pelo Papa Francisco. Um deles é o bispo auxiliar da arquidiocese de Passo Fundo, Dom Liro Vendelino Meurer, que a partir do mês de julho, passa a comandar a arquidiocese de Santo Ângelo, composta por 40 paróquias.
Natural do município de Salvador do Sul, próximo a Montenegro, Dom Liro está em Passo Fundo desde 2009. Neste período, participou ativamente dos projetos desenvolvidos nas paróquias e entidades sociais, como Leão XIII, Lucas Araújo, Cáritas Diocesana, entre outros. “Recebo com muita humildade esta nomeação e me coloco à disposição da igreja para mais esta missão” comentou.
Prestes a completar 59 anos, em julho, Dom Liro disse que a igreja já começa a sentir mudanças em decorrência da escolha do novo Papa. “Cada Papa tem seu estilo, não nos cabe compará-los, mas a gente percebe que ele toma atitudes mais próximas do povo. Tem um jeito especial de acolher as pessoas. Durante a 51º Assembléia Geral da CNBBB, realizada em abril, os bispos demonstraram muito contentamento com a escolha” afirmou.