Sami honra-me com a Comenda de Conselheiro Emérito
- Por ocasião dos festejos dos 71 anos da SAMI, que ocorreram no último dia 24, fui surpreendido por uma homenagem que muito me emocionou. Com toda a diretoria presente, mais os conselheiros João Salton e Alcides Londero e muitas voluntárias da entidade me foi entregue pela presidente Laura Bordignon a placa que vemos, com a presença de minha esposa Mary Duarte.
- A SAMI foi fundada em 20 de abril de 1942, por iniciativa do médico humanitarista Armando Vasconcellos, que vemos na foto com a primeira criança assistida, no colo de sua mãe, e da 1ª presidente, senhora Francis Schisller e uma colaboradora. A Sami, parte agora para uma nova sede, em fase de construção, na mesma Rua Moron, um pouco além de onde se encontra hoje. A Sami conta hoje com 170 crianças de 6 meses a 6 anos que frequentam berçário, maternal e pré-escola.
- Presidente Laura Bordignon, com conselheiros e voluntárias comemorando os 71 anos fecundos da Sami.
Presidiários Alfabetizados
- Em l968 os presidiários foram assistidos por uma equipe de professores que ministraram um curso especial, tendo, até, ocorrido solenidade de encerramento que vemos na foto quando falava a professora Delma Gehn , que dirigiu os estudos, com um grupo de outras professoras. Vemos alguns presidiários, um militar e professora.
Médico renomado na APL
- No jantar dos 75 anos da Academia de Letras, convidado especial, esteve o conceituado médico pediatra especialista em nutrição infantil, Natanael Viuniski, acompanhado de sua esposa, doutora Vera e das filhas Verena e Luiza. Doutor Natanael, autor de várias obras de sua especialidade, é filho do advogado Daniel Viuniski e professora Ides Sirotá, formado em nossa UPF.
Banquete do Centenário
- O grande banquete do 1º centenário, que teve lugar no Turis Hotel, no dia 17 de outubro de l957, vendo-se o Bispo de Porto Alegre, Dom Luiz Felipe de Nadal, Peracchi Barcellos, Comando Geral da Brigada Militar, Coronel Octacílio Escobar, o juiz Reyssoli Santos. No grupo de senhoras vemos as professoras Toledo, Delma Gehn, Nadyr Alves e Pequena Porto.
Lançamento de livro
- No dia 11 de novembro de l971, tivemos o lançamento do livro "Cronologia do Ensino em Passo Fundo". Fez o lançamento em nome da Academia de Letras, doutor Eurípides Facchini, vendo-se o radialista Celestino Meneghini, comando militar, Múcio de Castro, Secretário Edy Zimermann e padre Eli Benincá.