Os bebês nascidos no Hospital São Vicente de Paulo de PassoFundo realizam do teste da orelhinha, que detecta se a criança terá perda auditiva futuramente. A criança tem um período de maturação neurológica de dois anos, por isso se a perda auditiva for diagnosticada antes dos seis meses, a criança começa a usar um aparelho no ouvido e com o apoio do fonoaudiólogo ela irá aprender a ouvir e a falar.
Segundo a fonoaudióloga Lisiane Siqueira, no ano de 2013 foram realizados 2037 testes na unidade ambulatorial da pediatria do Hospital São Vicente, onde 90% das crianças realizam o teste. Ela ainda alerta as mães para que tragam os bebês para refazer o teste com um, dois e três anos, mesmo que o primeiro exame tenha apresentado resultado positivo, pois nesse período podem acontecer internações hospitalares, infecções, uso de medicamentos que levam à perda auditiva.
O HSVP realiza o teste da orelhinha de segunda a sábado, no turno da manhã. Os agendamentos de reteste podem ser feitos pelo telefone (54) 3316-4000, ramal 8215, e não é necessário encaminhamento pediátrico.
Com informações da Rádio Planalto