OPINIÃO

Três Cursos de Medicina na região Norte do RS

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Estes primeiros anos do século XXI foram pródigos na proliferação de instituições de ensino superior na região Norte do RS. Até um passado recente as únicas referências eram a URI-Campus Erechim e a UPF. De cunho comunitário estas duas instituições, e também todas as outras que abriram suas portas posteriormente, colocam a cada semestre, profissionais das mais diferentes áreas no mercado de trabalho.

I I
A criação da Universidade Federal Fronteira Sul e a escolha de Erechim para um de seus Campi foi um avanço. De igual modo a inclusão da Escola Federal Agrotécnica de Sertão no processo de criação do Instituto Federal de Educação do RS. A iniciativa resultou na abertura de cursos superiores oferecidos no Distrito Eng. Luiz Englert. Quando da conclusão das obras da unidade urbana de Sertão novos cursos serão oferecidos.

I I I
Já está na fase final o processo de instalação do campus da UFFS na cidade de Passo Fundo e da abertura do curso de Medicina esta previsto para o segundo semestre. Se depender dos esforços da direção da URI Erechim a tradicional instituição de ensino superior também irá oferecer o curso de Medicina. Na semana passada a instituição e o governo municipal assinaram um protocolo de intenções para viabilizar o projeto.

I V
Na audiência com o prefeito Paulo Polis (PT), o diretor geral do Campus, Paulo Sponchiado, apresentou as ações para a consolidação do projeto já concluídas. Falta agora o comprometimento da comunidade para superar as demais etapas. Também será preciso estabelecer protocolos de cooperação entre os gestores do SUS de Erechim e região e o novo curso. Os convênios deverão ser firmados até o final de junho.

Curtas:
# Os integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Sertão, com a anuência dos demais integrantes, cederam uma sala para o Conselho Tutelar.
# O novíssimo prédio da Câmara, inaugurado no final do ano passado, está num local estratégico no centro da cidade e ao lado da Prefeitura.
# O vereador Nelson Rogalski (PP) já apresentou a seus pares as conclusões do estudo acerca da situação dos dois berçários industriais.
# Ele informou a este escriba que a iniciativa repercutiu positivamente e que o procurador jurídico do município de Getúlio Vargas estuda a adequação da legislação.
# Dentre os problemas apurados pelo vereador, a falta de perspectiva de novos empreendedores serem acolhidos nos berçários.
# E ainda, problemas de ordem estrutural e a resistência de permissionários mais antigos que já extrapolaram o prazo de permanência no espaço previsto em lei.
# Aprovado na sessão de quinta-feira (25) pedido do vereador Daniel Fernandes (PP) que solicita o envio de ofício a Corsan de Getúlio Vargas.
# O vereador quer que a estatal recoloque em até uma semana o calçamento retirado para obras de melhorias e serviços hidráulicos realizados na cidade.
# Comerciantes da Av. Severiano de Almeida prometem denunciar os colegas que com frequência colocam lixo nos canteiros centrais.
# A preocupação maior é com isopor e lâmpadas florescente que na manhã de segunda-feira podiam ser vistos numa das mais importantes vias do centro de Getúlio Vargas.
# Recursos provenientes de leilão realizado pelo município de Estação foram investidos na compra de um automóvel zero quilômetro já incorporado ao patrimônio.
# Na manhã de quarta-feira (24) o prefeito Geverson Zimmermann (PSDB), o vice-prefeito Daniel Caramori (PP) e a secretária da saúde Rosa Ceconello descerraram a fita de inauguração da ampliação da UBS central.
 Dito & Feito: O professor Leandro Bianchi assumiu no dia 23 o cargo de Diretor do SENAC de Três Passos. Ele ingressou na instituição há uma década e até a transferência coordenava ações de Ensino Superior – Graduação, Pós-Graduação e Extensão -, no SENAC de Passo Fundo. Ele é casado com a fotógrafa Michele e pai da Vitória e do Vinicius e é natural da cidade de Getúlio Vargas.

Gostou? Compartilhe