Cartão postal de Passo Fundo, a Praça Marechal Floriano passará, ainda este ano, por importantes melhorias para ser aproveitada para uso da comunidade. O processo licitatório de revitalização da Praça foi autorizado, nesta terça-feira, 30, pelo prefeito Luciano Azevedo. “Queremos que nossa praça central volte a ser um ponto turístico da cidade, e que se torne um local para o lazer das famílias”, disse o prefeito.
Com um custo de R$ 560 mil, contando com recursos provenientes de uma emenda do deputado federal Beto Albuquerque (PSB), esta primeira etapa de revitalização inclui nova iluminação com substituição da rede elétrica e, para aumentar a sensação de segurança do local, será feita a troca de postes e instalação de 85 novas luminárias. Haverão, ainda, reparos e ampliação dos sanitários públicos e reforma do lago existente, que se transformará em espelho d'água para receber um novo chafariz. Além disso, será feito um trabalho de paisagismo, para embelezar o lugar.
A revitalização também incluirá o Monumento da Cuia, que terá novo revestimento. Instalada no local em 1957, pela passagem do centenário de Passo Fundo, a Cuia é símbolo do tradicionalismo e hospitalidade dos passo-fundenses. Em um segundo momento, novas obras deverão ocorrer na Praça, para a troca do piso, bancos e será feito novo paisagismo do local. Porém, estas melhorias ainda não tem data prevista para serem realizadas.