Batata-doce colorida e nutritiva

Produtor em Passo Fundo cultiva dez variedades de batata-doce. Entre elas, batatas roxas, brancas, cor de creme e de laranja

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A batata-doce apresenta maior teor de vitamina A e de cálcio do que a batata normal. No entanto, a versatilidade para o consumo equivale às batatas normais. Tão variados quanto as formas de preparo, são os tipos deste tubérculo. Em Passo Fundo, um produtor rural da localidade de São Roque produz dez variedades de batata-doce. Cada uma tem características diferentes como a cor da casca, cor interna, doçura, formato das plantas, ciclo de produção, cor das folhas e até coloração das flores.

As mudas foram envidas ao produtor Mércio Michel pela Embrapa Transferência de Tecnologia de Canoinhas, Santa Catarina. O interesse por cultivar o produto foi despertado há dois anos durante a Expodireto Cotrijal. De lá pra cá o produto tem se surpreendido. “É uma planta bem rústica e resistente à seca”, observa. Ele chegou a montar um sistema de irrigação caso houvesse um déficit hídrico acentuado, mas até o momento não foi necessário utilizá-lo. Em 2012 ele cultivou oito variedades e neste ano aumentou para 10.

Em uma área pequena, o produtor cultiva, ao todo, 3,6 mil pés de batata-doce. Até agora, com as variedades mais precoces, a média de produtividade varia entre um quilo e 1,3 quilo por planta. Ele acredita que seja uma boa média para a região.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe