Mais de 25 mil pessoas morrem por ano no Brasil por intoxicação por medicamento e cerca de 30% dos casos de intoxicação são por causa dos medicamentos. É por causa de dados como estes que ontem, no dia 5 de maio foi comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Para marcar esta data, os alunos e professores do curso de Farmácia da Universidade de Passo Fundo, realizaram na manhã de sábado, na praça do Teixeirinha, uma ação de conscientização.
Segundo o professor Luciano Siqueira, os objetivos da ação eram de conscientizar a população para o uso correto de medicamentos, a prevenção da automedicação e para o armazenamento e descarte corretos destes medicamentos. A ação foi realizada através da distribuição de folders orientativos e brindes produzidos pelos próprios alunos na UPF. Além disso, a ação contou ainda com uma exposição do projeto Descarte Correto de Medicamentos, com obras das alunas da oficina de Arte terapia da UPF, coordenado pela professora Mariane LochSbeghen.
Para Luciano, um dos maiores problemas em relação ao uso de medicamentos é a automedicação, aquele hábito de tomar um remédio que um amigo ou alguém próximo indica. O professor explica que esse hábito deve ser trocado pelo da automedicação consciente, ou seja, o usuário vai até a farmácia, conversa com o farmacêutico que então irá indicar o a forma correta de se utilizar um medicamento e até mesmo, em casos mais graves, poderá encaminhar para o médico.
Outra questão importante pontuada por Luciano diz respeito ao armazenamento adequado destes medicamentos. “O armazenamento correto deve ser feito em lugares longe de umidade, de calor, por isso a cozinha e o banheiro não são os lugares ideias para guardar remédios”, alerta.
Medicamentos vencidos ou que não são maus utilizados também devem ter uma atenção especial. “Deve-se considerar que os medicamentos são produtos químicos e não devem ser jogados na natureza e por essa razão eles precisam ter um descarte correto”, explica o professor. Segundo ele, o país tem uma legislação que preconiza que todo o medicamento vencido deve ser recebido pelo local onde ele foi comprado, ou seja, a farmácia. É a farmácia que poderá que está apta a recolher e dar o destino correto destes medicamentos.
Funcionários Do HSVP recebem treinamento sobre cuidados na administração de medicamentos
Os funcionários da Pediatria, Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico Neonatal do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, receberam no dia 02 de maio, treinamento sobre cuidados na administração de medicamentos, com o objetivo de aperfeiçoar a assistência aos pacientes.
O farmacêutico responsável pela Farmácia Interna do HSVP, Crismaiguel da Silva explicou técnicas de diluição, administração de medicamentos, dosagem e horários corretos, para evitar futuros problemas com o paciente, visando melhoramento no desempenho dos profissionais.