Secas, estiagens e inundações estarão em debate

Lançamento do V Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura foi realizado na manhã desta terça-feira

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O V Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura discutirá os principais temas e problemas relacionados com a ocorrência de eventos hidroclimatológicos críticos (secas, estiagens e inundações). O lançamento do evento para a Imprensa foi realizado nesta terça-feira (07), no Villa Vergueiro Hotel, em Passo Fundo. O Simpósio Nacional será realizado nos dias 18 e 19 de junho, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O evento debaterá o desenvolvimento de políticas públicas, programas de ações para a análise de riscos, prevenção e redução dos impactos de eventos hidroclimatológicos críticos. O Simpósio é destinado principalmente para acadêmicos, professores, profissionais e gestores públicos da área.

Os dados do Sistema Nacional de Defesa Civil apontam que os principais desastres no período entre 1991 e 2001, foram as estiagens com 55,1%, seguido das inundações com 22,3% e das secas com 19,9%. Mais recentemente, os dados mostram que estes eventos têm ocorrido com frequência e magnitudes cada vez maiores em praticamente todas as regiões do Brasil, com graves prejuízos financeiros e perdas de vidas humanas, e aumento significativo no total de portarias de decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública.

O coordenador do V Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura, Claud Goellner, enfatizou a importância do tema do evento. “É necessário um aprimoramento no aparato institucional, no planejamento e na gestão destes eventos críticos, no desenvolvimento de pesquisas, de sistemas de informação e coleta de dados para a análise de risco e na organização das ações emergenciais, visando o atendimento e a minimização dos danos”, enfatizou Goellner.

O presidente do Simpósio, Hélio Carlos Rocha, ressaltou a necessidade da conservação e do uso eficiente da água. “Falar em água é falar em vida. A água é um fator importante que não podemos ter nem em excesso e nem em falta. A conscientização das pessoas é importante para melhorar a atividade produtiva e o uso da água e sua sustentabilidade no nosso sistema”, ressaltou Rocha.

O Simpósio é uma promoção conjunta entre o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), Universidade de Passo Fundo (UPF), através da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).
 
Inscrições e programação:
O evento contará com quatro painéis e importantes especialistas do país foram convidados para debater os assuntos. No primeiro dia do Simpósio os temas serão: “Aspectos conceituais e impactos das secas, inundações e estiagens” e “A minimização dos impactos: ações e avanços tecnológicos”. Já no segundo e último dia do evento serão discutidos: “O uso de técnicas de mapeamento e sensoriamento remoto na análise de risco” e “Políticas públicas para prevenção e mitigação de eventos críticos”. As inscrições estão abertas até o dia 17 de junho e podem ser realizadas no site do evento.

Gostou? Compartilhe