Temperaturas sobem a partir de hoje

Depois de fortes rajadas de vento, geada moderada e temperaturas baixas, termômetros começam a subir

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Temperaturas entram em elevação a partir de hoje e o domingo, dia das mães, será chuvoso. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, a temperatura mínima, nessa quinta-feira, será de 4°C e a máxima não deve passar dos 20°C. Isso se deve a mudança da direção dos ventos que passa do quadrante sul para o norte, trazendo o calor do centro do país para nossa região. Na sexta-feira, o dia será parcialmente nublado e as temperaturas ficarão entre os 6°C e os 23°C. No sábado ocorre o aumento da nebulosidade, e o dia será parcialmente nublado a nublado, a mínima será de 10°C e a máxima chegará aos 25°C. No domingo uma nova área de instabilidade chega a região trazendo chuva intercalando com períodos de melhoria. A temperatura mínima será de 12°C e a máxima não passa dos 20°C. A segunda-feira também começa com tempo instável com temperatura mínima de 14°C e máxima de 25°C.

Temperaturas
A massa de ar polar que chegou na terça-feira, 7, registrou a temperatura mais baixa do ano e a mais fria do inverno, de 2,9°C. A temperatura não deverá cair, novamente, até a terça-feira da próxima semana.

Geadas
Ontem pela manhã houve a formação de geada moderada, e o esperado para essa manhã é ocorrências de geadas de fraca intensidade. Conforme Sampaio explica, elas são geadas precoces, ou seja, elas não estão fora da normalidade, mas são aquelas que ocorrem geralmente no final de abril e inicio de maio, características do outono. Sampaio destaca que o final desse mês e o início de junho, caracterizam-se pelo período de transição entre o outono e o inverno, por isso a ocorrência de períodos com temperaturas baixas, próximas aos 0°C ou negativas, além da formação de geadas podem ocorrer.

Chuvas
No mês de maio o acumulado de chuvas já chegou a 8,4mm, representando 6% da média histórica do mês , que representa 114 mm. Em 2012, o mínimo de chuvas chegou a 2,3%, abaixo do índice registrado nesse ano. O acumulado total do mês de maio de 2012, chegou aos 28 mm, com chuvas abaixo do esperado. O prognóstico também aponta para pouca chuva para os meses de maio e junho e o aumento da pluviosidade aumentará apenas no mês de julho.

Gostou? Compartilhe