A baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias deve permanecer ainda nesse sábado na região. Entre quinta e sexta-feira, por volta das 13h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 8% de umidade. O índice é considerado de emergência e pode causar riscos à saúde, principalmente para pessoas que já tenham problemas respiratórios, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Uma massa de ar seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica que chegou à região na quarta-feira é responsável pela baixa umidade relativa do ar registrada. Na quinta-feira o índice chegou a ficar em 17% de acordo com dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. Essa condição deve permanecer pelo menos até este sábado. Durante o dia, as temperaturas variam entre 12ºC e a máxima de 26ºC, com céu claro a parcialmente nublado.
Segundo o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio os baixos índices de umidade registrado são comuns na região central do Brasil, onde os meteorologistas chegaram a divulgar alertas para a possibilidade de queimadas. “Na quinta-feira registramos a ocorrência de fumaça em uma mata próximo ao Zachia”, destaca Sampaio. A orientação do Ministério da Saúde é para que ao sentir qualquer problema, o paciente com quadro prévio de doenças como asma, bronquite ou alergias respiratórias, devem procurar atendimento médico. Além disso, é recomendada a ingestão de muita água e outros líquidos, principalmente para pessoas idosas e crianças.
A baixa umidade relativa faz com que o organismo reduza produção de muco (secreções). O resultado é o ressecamento da pele por dentro do nariz que deixa as vias respiratórias mais propensas ao sangramento, a infecções respiratórias como gripes e resfriados e às complicações dessas doenças, como a pneumonia. O ar condicionado reduz ainda mais a umidade do ar e facilita o aparecimento de problemas respiratórios.
Domingo
No domingo, a entrada de uma frente fria pelo oeste do Estado deve espalhar as nuvens sobre a região que podem ocasionar pancadas de chuva. Segundo Sampaio, essa frente fria deve atingir a região com mais intensidade e permanecer na segunda, terça e quarta-feira. A chuva deve ocorrer principalmente na segunda com pancadas de chuva por vezes forte, trovoadas e rajadas de vento. “Não se descarta queda de granizo”, alerta. As temperaturas mínimas continuarão próximas dos 14ºC e as máximas em torno de 22ºC. A partir da próxima quinta-feira um ar frio e seco deve chegar a região e fazer as temperaturas despencarem novamente.
Chuva
Até agora, o volume acumulado de chuva é de 8,4mm enquanto a média para o mês é de 114,3mm. A média da umidade relativa do ar está 8% da média que é 75%. A temperatura média em 24 horas está 1ºC acima da média de 15,2ºC.