Guarda Municipal conscientiza pedestres sobre os perigos no trânsito

Por ano, mais de 270 mil pedestres perdem a vida no trânsito.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No último sábado, dia 11, foi realizada uma ação educativa voltada para os pedestres de Passo Fundo. Agentes de trânsito, voluntários do Lions, Rotary, Autotec e Sest Senat distribuíram folderes para os pedestres que passavam pelo cruzamento da Av. Brasil com Bento Gonçalves. 

Aqueles que atravessavam a rua pela faixa de segurança eram parabenizados e recebiam a mensagem "Parabéns! Você é um Bom pedestre! Quem te espera em casa agradece." Os pedestres imprudentes eram advertidos pelos voluntários com a mensagem: "Cuidado! Você está em perigo!" Alguém espera você em casa. Quer Arriscar?" e recebiam dicas de segurança. Cerca de 100 testes descartáveis foram distribuídos, com a finalidade de explicar o funcionamento do etilômetro e penalidades para os casos de embriaguez ao volante. Outros 900 panfletos foram distribuídos na atividade que faz parte da II Semana Mundial de Segurança no Trânsito

A ação partiu da convocação realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através dos agentes fiscais de trânsito responsáveis pela educação de motoristas e pedestres, para chamar atenção da população sobre a vulnerabilidade do pedestre e a importância de certos cuidados que aumentam a segurança destes.

Com o objetivo de salvar vidas, uma campanha da OMS ganhou o nome de “Make Walking Safe” (Torne o caminhar seguro), e os agentes que participaram da atividade criaram cartazes pedindo por segurança e educação no trânsito. Segundo o secretário de Segurança, Gilmar Teixeira Lopes, a ação educativa serve de alerta para os pedestres sobre as responsabilidades e riscos das vias públicas.

A conscientização de pedestres ganhou importância internacional. A campanha realizada em Passo Fundo traz como referência o caso de Zenani Mandela, neta de Nelson Mandela (ex-presidente da África do Sul), vítima fatal de um acidente que aconteceu em 2010.

 

Números

Segundo dados da Guarda Municipal, os quatro primeiros meses deste ano já registraram 918 acidentes de trânsito, número que representa o dobro do ano passado. Apenas no mês de abril, ocorreram 260 acidentes de trânsito em Passo Fundo. Em 2013, o mês com maior número de desastres foi março, com 270. No referido mês de 2012 foram 252 acidentes registrados em Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe