IBGE pesquisa sobre o perfil das ações da prefeitura

Segundo pesquisa do IBGE, município possuía em 2011 planos municipais de saúde e de habitação, mas não haviam planejamentos para os setores de educação e saneamento básico

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo está entre os pouquíssimos municípios brasileiros que já possuem uma política municipal de saneamento básico. Por outro lado, o município está entre a maioria das cidades do país que ainda não possuem um plano de redução de riscos, assim como não possui um plano municipal de educação e de saneamento. Quando se refere aos direitos humanos, Passo Fundo também peca na promoção de políticas de gênero e assistência social.

Estas informações fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), realizada todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento traça um perfil dos municípios, cruzando informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das prefeituras de todo o país. Segundo o Chefe da Agência IBGE em Passo Fundo, Jorge Benhur Bilhar, a fase de coleta de dados referente ao ano de 2013 já começou e a prefeitura de Passo Fundo têm até o dia 31 de maio para responder o questionário. 

Bilhar reforça que o estudo é uma forma de controle do uso correto dos recursos públicos em programas financiados pelo governo federal. “A prefeitura tem que dizer o que esta sendo feito e para onde está indo o dinheiro, caso contrário o governo federal poderá cancelar os convênios e, consequentemente o envio dos recursos”, alerta. Além disso, o conjunto das informações possibilita identificar as carências existentes nos municípios. “Através do controle na gestão pública é possível identificar políticas diferenciadas para promover a qualidade de vida da população”, explicou.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe