Chuva para hoje, mas volta no sábado

No período entre as 9h e 15h de ontem (15) choveu 11,4 milímetros. Estação Embrapa/Inmet afirma que chuva foi uniforme na região

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primeira quinzena de maio está registrando condições climáticas um pouco atípicas para o período, com extremos de baixa umidade relativa do ar, dias muito frios alternados com dias de calor. Este comportamento deve seguir até pelo menos o próximo final de semana, segundo a Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

“Estamos vivendo dias bem atípicos. Na semana passada tínhamos a unidade relativa que chegou no patamar de emergência, quando ficou em 8%. No domingo (12), devido à entrada de uma frente fria, o tempo ficou praticamente encoberto, o que aconteceu também na segunda (13) e na terça-feira (14), mas só na quarta-feira (14) que ganhou mais força e trouxe realmente a chuva”, destaca o observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio.

Das 9h às 15h desta quarta-feira choveu 11,4 milímetros, somando no mês 29,8 milímetros, o que representa 26% da média de 114,3 milímetros. “Essa chuva foi considerada, pelo que foi observado nas estações de Passo Fundo, Soledade, Lagoa Vermelha e Erechim, uniforme e a melhor chuva na região Norte no mês de maio”, explica Sampaio.

Devido à alta umidade e também à velocidade do vento, a sensação térmica de frio começou a ser sentida já durante a manhã de quarta-feira, quando a temperatura mínima foi de 16ºC e a máxima, de 18ºC. “Praticamente não teve oscilação de temperatura durante o dia”, comenta. Além disso, a temperatura entrou em declínio gradativo. Para a quinta-feira (16), a previsão aponta que o dia pode amanhecer com garoa, chuva fraca ou formação de nevoeiro. A mínima deve ficar em 9ºC e a máxima não deve passar dos 18ºC, o que ocorre devido à entrada de um ar polar, que vai afastar a área de instabilidade.

Na sexta-feira (17), até mesmo geada poderá se formar no amanhecer. A previsão é de temperatura mínima de 3ºC, mas à tarde volta a subir, ficando em 22ºC. O sábado (18) será de céu parcialmente nublado a nublado. Ainda no sábado, está prevista a ocorrência de pancadas de chuvas, o que vai acontecer pela entrada de uma área de instabilidade associada a nuvens carregadas. O mesmo deve ocorrer no domingo (19). As temperaturas máximas e mínimas não terão muita oscilação durante o final de semana.

Chuvas
O acumulado de chuva registrado até ontem (14) foi de 29,8 milímetros, o que já é mais do que toda a chuva registrada no mês de maio do ano passado, quando a soma ficou em 28,5 milímetros.

Gostou? Compartilhe