Corede Produção prioriza desenvolvimento rural no orçamento

Em Passo Fundo, fase municipal acontece no dia 11 de junho. Votação das prioridades acontece nos dias 6 e 7 de agosto - primeira vez em dois dias.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A população dos 21 municípios que compõe o Corede Produção começou a debater nesta terça-feira (21) as definições de investimentos regionais e de áreas a serem priorizadas no Orçamento do Rio Grande do Sul para 2014. O encontro ocorreu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (RS) e definiu temas da saúde, educação, segurança e desenvolvimento rural como prioridades para os investimentos regionais.

Esta foi a primeira audiência que contou com o novo presidente do Corede Produção, Dimas Froner e no seu discurso destacou que os participantes elegessem áreas que compreendem questões sociais. “O Corede é um instrumento autônomo, independente, que por força da Lei representa toda a sociedade civil. Precisamos pensar em áreas que desenvolvam a juventude, a nossa comunidade, que compreendam as questões da nossa região”, afirmou.

O Coordenador da Seplag, Macro Região 9, Rene Cecconello, explicou o funcionamento do processo do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, antiga Consulta Popular. “O governo elencou 15 grandes áreas elegíveis que podem ser executadas pelo Estado no próximo orçamento. Destas, a população deve escolher no máximo 10 áreas prioritárias na região e também uma coordenação regional do processo, composta por três pessoas do governo, três do Corede e três da sociedade. A partir daí, os municípios vão discutir as suas prioridades”, explicou.

A eleição das áreas prioritárias foi comandada pelo Coordenador da Participação Popular e Cidadã na região do Corede Produção, Rodrigo Oscar Roman. As áreas eleitas foram Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Rural; Saúde; Segurança Pública e Defesa Civil; Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Esporte, Lazer e Turismo; Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza; Infraestrutura Logística e, Educação Básica, Profissional e Técnica.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe