O 1º Seminário de Hortifruticultura foi a primeira ação para reestruturar a produção de frutas e hortaliças no município. A iniciativa foi promovida pela Secretaria do Interior, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais na manhã de ontem (21), com a presença de aproximadamente 50 agricultores familiares. No evento ficou estabelecido que a partir de agora haverá um planejamento do setor para aumentar a produção com o objetivo de atender a demanda do mercado interno, já que cerca de 90% dos produtos são adquiridos fora de Passo Fundo, e também incentivar a diversidade de culturas.
Os produtores locais produzem apenas 13% da demanda do município. Segundo a secretária do Interior, Liliane Rebequi, Passo Fundo possui todas as condições de melhorar a produção de hortaliças e frutas para o mercado interno. “Temos produtores, hectares de terras a serem cultivados e o principal que é a demanda. O que precisamos é nos organizar”, ressaltou a secretária.
Para reestruturar o setor é necessário investimentos em novas tecnologias, planejamento de produção para que não haja excesso e escassez de determinados produtos e manejo adequado do solo. “O seminário foi o primeiro passo para a reestruturação do setor. A partir de agora, vamos iniciar o agendamento das visitas técnicas para levantamento da produção, e num segundo momento, vamos oferecer a assistência técnica e apoio para estrutura, como irrigação e estufa, e disponibilidade do maquinário da patrulha rural”, explicou Liliane.
Os produtores rurais deverão procurar a Secretaria do Interior ou a Emater para agendamento das visitas técnicas. No próximo semestre será realizado um segundo seminário com uma abordagem mais técnica. Informações através do telefone (54) 3311-1193 da Secretaria do Interior.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já