Reclamação contra taxistas persiste

Taxistas continuam não ligando o taxímetro que calcula o preço cobrado pelo serviço

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Os usuários reclamam novamente que alguns taxistas de Passo Fundo não estão ligando os taxímetros durante os trajetos. O problema, que já havia sido abordado pelo Jornal O Nacional em fevereiro deste ano, ainda não foi resolvido. Este tipo de ação fere a legislação e a paciência dos usuários que continuam sendo lesados pagando valores elevados. 

A lei nº 12.468, de 26 de agosto de 2011, que regulamenta a profissão de taxista no país, determina que: “Em municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes é obrigatório o uso de taxímetro”. Conforme a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, também há uma lei municipal que regulamenta este serviço e exige a utilização do equipamento.

Os usuários reclamam que os taxistas se recusam a ligar o taxímetro e cobram valores abusivos. Daiane Pitágoras, de 26 anos, usa frequentemente o serviço de táxi no município e relatou que já foi vítima desta ação no mínimo três vezes. A última vez foi no início deste mês. “O taxista disse que não precisava ligar o taxímetro porque até a minha casa daria uns doze reais. Eu sabia que não era este valor e solicitei novamente que ele ligasse. Ele negou e eu pedi que parasse o veículo. Peguei outro táxi. Em outra ocasião, um taxista chegou a cobrar 25 reais da Tochetto até próximo a rodoviária”, relatou Daiane Pitágoras.

A falta de confiança afeta a utilização do serviço. “Não tenho carro e dependo muito de táxi. Usaria muito mais se tivesse confiança no serviço. Já peguei taxistas honestos, mas nas últimas vezes só me dei mal”, salientou a usuária.

Passo Fundo possui 124 táxis em 44 pontos. Não há diferença de preço em relação as bandeiras I e II. O taxímetro começa o trajeto rodando a R$ 3,48. A cada quilômetro rodado o valor é de R$ 3,59. A hora parada é de R$ 10,44. A taxa fixada entre o aeroporto e o centro é de R$ 40,00.

O que é preciso para denunciar:

- Anotar o prefixo do táxi (número localizado na lateral traseira do veículo);

- Horário em que utilizou o serviço.

Como denunciar:

Ligue para a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, durante horário de expediente da prefeitura, através do telefone (54) 3316-7200.

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