Recibela como exemplo de associação

Grupo de Salto do Jacuí visitou a usina de reciclagem em Passo Fundo para conhecer o processo de triagem e avaliar a possibilidade de formação de uma associação local

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os olhos atentos a todo o processo, muita curiosidade em relação a organização do grupo de recicladores e no coração a esperança de mudança de vida. Foi assim que a Reuse Brasil e a Recibela receberam na tarde de quarta-feira (22) um grupo de recicladores de Salto do Jacuí, junto com representantes da administração municipal da cidade. Na oportunidade, os associados da Recibela contaram a experiência de como iniciou o processo, ainda quando trabalhavam em uma montanha de lixo, catando materiais. “Era um grupo inteiro, trabalhava sem líder. Mas hoje temos uma pessoa que coordena e consegue organizar. Temos salário maior, mas horários para cumprir que é igual para todos”, disse Nelson Ramos , coordenador da Recibela.

Conversa
O grupo ainda explicou que a associação tem CNPJ, estatuto e regimento, planejamento e metas a serem cumpridas, além do cuidado com uso de equipamentos de segurança, cursos de aperfeiçoamento e união do grupo como principal fato de sucesso. Preços, produtos e fornecedores também foram tema da conversa entre as associações.“Para chegar até aqui, tivemos muitos tropeços”, afirmou a presidente da Recibela, Catarina da Rosa. “Chegamos a vender coisas de dentro de casa para poder estar aqui hoje”, completou Nelson, afirmando que o grupo chegou a receber R$ 46,00 em um mês, pela falta de condições que tinham na época.

Exemplo
Há quatro anos um grupo de 35 pessoas formou a Associação Mãos Unidas na cidade de Salto do Jacuí, como conta o associado Dirceu Oliveira. Aos 56 anos, lamenta que a entidade não tenha tido êxito e ele teve que voltar para as ruas com carroça e cavalo para poder ter seu sustento. “Começamos com ajuda do prefeito que liberou para trabalhar com reciclagem, mas não conseguimos nos legalizar e viemos ver como funciona aqui, para tentar fazer funcionar a nossa”, comenta ele.

Visita
Além da associação de recicladores e representantes do poder público municipal de Salto do Jacuí, a Reuse Brasil recebeu neste dia a visita de uma comitiva da secretaria de Meio Ambiente de Marau, que conheceram as instalações da usina de reciclagem.

Gostou? Compartilhe