Desenterrando a machadinha
Longe de uma solução a disputa da terra entre índios e agricultores se mantém na pauta. A invasão de propriedades rurais no município de Sidrolandia (MS) por índios terenas pode influenciar ações idênticas em outras áreas de conflito. O silêncio das autoridades federais, que chegaram a anunciar uma criteriosa revisão nos laudos da Funai, não passou despercebida pela Confederação Nacional da Agricultura. A senadora Kátia Abreu, presidente da CNA vai convocar produtores de todo o país para uma mobilização nacional que deverá reunir cerca de 25 mil produtores em Brasília na primeira quinzena de junho.
Operação Ágata 7
Mais de 150 integrantes do 29º Grupo de Artilharia de Campanha Auto- Propulsada (GACAP), de Cruz Alta, estão acampados em Barão de Cotegipe. Eles fazem parte da Operação Ágata 7, ação desenvolvida em toda extensão da fronteira brasileira, que visa o combate a crimes como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas, drogas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal, problemas indígenas e exploração ilegal de garimpos. No Alto Uruguai, Postos de Bloqueio e Controle de Estradas, estão sendo montados em rodovias e estradas vicinais.
De seis para sete secretarias
A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas aprovou na sessão de terça-feira (21) a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O projeto enviado pelo executivo foi defendido pelos vereadores governistas Elói Nardi (PP), Nelson Rogalski (PP), Daniel Fernandez (PP) e Aquiles Pessoa da Silva (PP). Dentre os argumentos elencados, uma maior eficiência na concessão de licenciamento de atividades com impacto ambiental. E ainda, o baixo custo da nova pasta, pois haverá o desmembramento do departamento até então subordinado a Secretaria de Desenvolvimento. O nome do titular da nova secretaria não foi divulgado.
Curtas:
# Se depender do empenho do presidente da Câmara de Vereadores, do prefeito e do Juiz Diretor do Fórum,
# Um albergue para os presos dos regimes aberto e semiaberto do Presídio Estadual de Getúlio Vargas deverá ser inaugurado ainda este ano.
# O projeto, que será concluído na próxima semana, prevê a construção de dois pavilhões com banheiros, cozinha e posto policial.
# A iniciativa envolve a Câmara de Vereadores, o governo municipal, e o Diretor do Fórum da Comarca de Getúlio Vargas.
# Dos 120 apenados na casa prisional localizada no número 711 da Rua Afonso Tochetto, 54 são de Tapejara.
# A mão de obra para a edificação do albergue deverá ser dos apenados e é prevista a partilha do valor dos investimentos entre os municípios.
# Em recente audiência com o Secretário de Segurança Pública do RS, o presidente da Câmara, vereador Dinarte Farias, obteve a garantia o Estado vai bancar 50% dos investimentos através da Susepe.
# O prefeito Valdir Andres (PP), de Santo Angelo, foi empossado presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs).
# O prefeito, que no governo Yeda Crussius (PSDB) integrou a direção do Banrisul, substitui Ary Vanazzi (PT) na presidência da entidade.
# A posse oficial da nova diretoria vai ocorrer no dia 26 de junho, durante o 33º Congresso da Famurs, em Esteio.
# O novo presidente da associação que reúne os 497 prefeitos gaúchos, convidou o prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) para integrar a nova diretoria.
Dito & Feito: Na noite de terça-feira (21), os vereadores Lírio Centofante (PDT), Márcio Luís de Lima (PMDB) e Flori Esberci (PP), da Câmara de Estação, assistiram à sessão do legislativo de Getúlio Vargas. Também compareceu o vice-prefeito de Getúlio Vargas e aos titulares das secretarias da Saúde e Obras. O vereador Dinarte Farias (PP), presidente da mesa diretora, aproveitou a presença dos colegas do município vizinho e propôs o agendamento de uma Audiência Pública Regional para a recuperação do asfalto que liga as duas cidades. De igual modo melhoria na sinalização e instalação de lombada eletrônica.