Futuro do varejo está no e-commerce

Presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, palestrou em Passo Fundo sobre os desafios do comércio varejista diante do ?EUR~tsunami?EUR(TM) do comércio eletrônico

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ele roda o mundo na busca do que há de mais moderno no mercado do varejo. Na sua mais recente viagem aos Estados Unidos, realizada neste mês de maio conheceu as maiores lojas e-commerce do mundo e conversou com grandes especialistas globais de varejo na NRF 2013, maior evento do varejo do mundo. Gustavo Schifino, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising e presidente da CDL Porto Alegre, trouxe as novidades do setor diretamente para os lojistas de Passo Fundo, que participaram da Reunião Almoço do CDL na tarde desta terça-feira (28) no Clube Comercial. 
“Conectados”. As empresas precisam ter um propósito e não podem pensar no comércio eletrônico como algo separado da loja. Este foi o principal recado de Schifino, que também é diretor de expansão da rede de lojas Trópico, especializada no setor de surf e skate. “Aqueles que estão dentro do e-commerce estão de alguma maneira já interagindo.

Esta interação pode acontecer em diferentes níveis. Tem aquele que já possibilita o máximo, que é a pessoa de dentro da loja comprar por e-commerce e tem aqueles lojistas que estão na fase inicial do processo, que começa com um catálogo eletrônico. O importante é estar presente no Facebook e, principalmente nas ferramentas de busca do Google. Assim, o meu desafio com o lojista de Passo Fundo é que ele compreenda a importância deste ‘tsunami’ e que ele verifique se ele está atento a toda esta movimentação global. O próximo passo é potencializar a interação”, disse.

Independente de onde está localizado e do tempo de existência do comércio, estar fora deste movimento pode significar um grave risco de fechar as portas em médio prazo. Segundo o palestrante, Passo Fundo, deve estar atento as novas tecnologias. “Passo Fundo está entre as cidades intermediárias, entre as grandes e pequenas, que deve receber uma boa chacoalhada num período de tempo bem pequeno, por isso a importância de estar conectado”.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe